Agenda - Boletim 428

“Diversidade em ciência” debate as relações entre texto, imagem e canção

No dia 11 de maio, o professor Ricardo Alexino Ferreira, apresentador do programa Diversidade em Ciência, entrevista Aguinaldo José Gonçalves, escritor e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  da USP e professor sênior da UNESP.

 

Cao Hamburger participa de encontro do “Nudrama”

No dia 13 de maio, o roteirista e produtor Cao Hamburguer participa da roda de conversa organizada pelo grupo de dramaturgia audiovisual da ECA, o Nudrama. O objetivo é conversar sobre a relação entre novelas e séries, analisando a realização, a experiência criativa e o seu poder de comunicação tanto no Brasil como no mundo.

 

Grupo do CTR promove cine-debates no MariAntonia

O grupo de pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), História da experimentação no cinema e na crítica, em parceria com Centro Universitário Maria Antonia – o MariAntonia, passará a exibir seus cine-debates também na sala Carlos Reichenbauch, no centro cultural da Vila Buarque. Os encontros acontecerão duas vezes ao mês, às segundas-feiras. 

 

Espaço das Artes inaugura exposição “Desenho Sujo”

No dia 13 de maio, o Espaço das Artes (EdA) da ECA abre a nova exposição Desenho Sujo, com trabalhos de nove artistas provenientes do Departamento de Artes Plásticas (CAP). O evento de inauguração inicia às 19h e tem entrada franca. 

 

Alunos do CMU fazem concertos na Biblioteca Brasiliana

Seguindo uma programação de concertos realizados pelo alunos de Departamento de Música (CMU), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe, no dia 14 de maio, o concerto das classes de oboé e violão, sob orientação dos professores Alexandre Ficarelli e Edelton Gloeden. 

 

Conjunto de Música Antiga da USP toca Vivaldi em concerto na Biblioteca Mindlin

A ECA promove no dia 15 de maio, quarta-feira, às 12h30, o concerto do Conjunto de Música Antiga da USP. Formado por músicos especialistas em instrumentos históricos, o grupo apresenta composições de Antonio Vivaldi na sala de música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Gratuito e aberto ao público, o concerto integra a programação da Série Internacional da Música USP.

 

Lúcia Santaella ministra palestra sobre semiótica e moda

No próximo dia 15 de maio, a professor Lúcia Santaella compartilha suas pesquisas sobre semiótica da moda no evento Semiótica da moda: estética, contexto e valores culturais. Organizado pelo Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), o evento acontece às 19h no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração.

 

Professor do CJE fala sobre produção de livros e inovações tecnológicas

No dia 16 de maio, o professor Paulo Verano do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) realizará uma palestra para discutir o uso da informação na cadeia de produção do livro e como o mercado editorial reage às inovações tecnológicas. 

 

Evento do CJE fala sobre emoções políticas e democracia

No dia 16 de maio, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) recebe o professor Filipe Campello, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para palestra sobre as relações entre político e privado no contexto brasileiro, tema analisado sob a perspectiva das emoções políticas. Além disso, o convidado irá refletir sobre como isso afeta o espaço público e a democracia. 

 

Recital de violão com Edelton Gloeden

O Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música (CMU), coordenado pelo professor Luis Afonso Montanha, promove no dia 16 de maio um recital de violão com o professor Edelton Gloeden. No programa, obras de Fernando Sor, Federico Torroba, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

 

Heloísa Buarque de Hollanda ministra aula magna no CTR

No dia 16 de maio, o Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) recebe a professora e escritora Heloísa Buarque de Hollanda para uma aula magna, cujo o tema é Ideias para o feminismo no Brasil. Com 79 anos, a pesquisadora é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).