PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)assistencias/ata/editais

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)

Objetivo

O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3.

Como participar

As instruções detalhadas constam no Regulamento do Programa.

 

GraficoPDSE_02

 

As áreas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras serão regidas pelo Capítulo II da portaria 069 (Art. 13 a Art. 17) .

 

1. Alunos de cursos de doutorado habilitados devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia na IES e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação.

2. A coordenação do programa de pós-graduação irá compor uma comissão para análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a participar.

3. O candidato apto faz sua Inscrição Online no site da CAPES.

4. A Pró-Reitoria homologa e envia a relação dos inscritos para CAPES.

5. CAPES emite a carta de concessão.

6. Pró-Reitoria encaminha a Carta de Concessão ao aluno.

7. Aluno aprovado envia a documentação online para Implementação da bolsa.

Cada curso de pós-graduação receberá no mínimo duas cotas de bolsas. Cada cota representa o pagamento de 12 mensalidades que poderá ser utilizada por 1 a 4 estudantes em um período mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses*.

*Obs 1: As áreas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras, devem atentar-se à distribuição de cotas específicas. Recomenda-se à leitura em especial dos Artigos 13 a 17 da portaria nº 69 da Capes.

*Obs 2: Eventuais saldos não serão transferidos de um ano para o outro. O estágio que se estender além de dezembro onerará a cota do ano seguinte referente ao número de meses utilizados.

*Obs 3: O estágio de doutorando deve ser programado para iniciar no inicio do mês ou no máximo até o 15° dia do primeiro mês da bolsa e acabar no último dia do mês da concessão.

Prazos para Capes
Dias
Emitir carta de concessão e enviar pelo correio Até 30 dias após a homologação pela pró-reitoria
Implementar a bolsa No mínimo 15 dias úteis antes da viagem 


yes EDITAL