Depoimentos de alunos ECA/Visitantes

Depoimento Alunos Visitantes na Feira USP e as Profissões

Visitante: Aluna de ensino médio: Camila Oliveira Rico

Nossa eu tô simplesmente apaixonada pela profissão! De verdade
Tem um tempo  que eu tava pesquisando, tipo muito mesmo sobre profissões e tipo eu ficava entre publicidade e jornalismo sabe? E sempre que eu fazia teste vocacional (fiz tipo uns 15) dava alguma dessas opções, as vezes dava história, antropologia, mas nunca saia muito desse meio. Ai na escola a gente tem um projeto de simulação da ONU, e eu me apaixonei por esse mundo e comecei a ficar mais interessadas nas atualidades sabe, e aí um dia conversando com uma coordenadora da escola eu comentei com ela que gostava muito, porem falei que não queria relações internacionais, ai ela me disse que tinha uma profissão que era intermediário entre jornalismo, publicidade e relações internacionais
E eu não parei de pesquisar, eu fiz um caderno com tudo que eu achava sobre, até às matérias da faculdade eu já sabia quando fui na feira, mas nunca tinha tido um contato mais direto e quando eu meio que senti mais ou menos no workshop de vocês, eu não consegui me ver fazendo outra coisa, só o leque de oportunidades do curso me deixa encantada! Sei lá acho difícil eu mudar de opinião, porém muuuuuito obrigadaaaaa mais uma vez por todo o auxílio e fazer eu me senti mais pertinho do meu sonho!

Depoimento dos Alunos (monitores) ECA-USP

Lourdinha!
Queria agradecer imensamente por ter confiado em mim para participar da feira. Desde começo, da organização inicial até o último dia de evento, senti que o processo envolveu muito amor, muita dedicação e muito esforço. Agradeço por ter me permitido vivenciar esse processo. Descobri que é incrível trocar com nossos futuros colegas de curso sobre nossas vivências. Como amo de paixão o AV, senti que pude contagiar positivamente quem dialogou comigo. É muito bom poder fazer essa troca. Muito bom também foi fazer tudo isso envolto por pessoas maravilhosas que até então não havia conhecido - mas que são meus vizinhos de prédio - e por uma estrutura acolhedora e sensível, capaz de fazer uma festa de aniversário em pleno ônibus em movimento. E que festa, que carinho. Que diversão foram esses dias! Agradeço por essa experiência. Sucesso nas próximas edições!!!
Abraços, Roberto Simão Pereira Junior – Aluno do Curso Superior de Audiovisual.

aaa perdi mto o timing, mas mesmo assim queria agradecer a todos vocês por essa experiência incrível!
foi ótimo poder conhecer e trabalhar com todos vocês durante esses dias. Por mais que tenhamos ficado cansados e sem voz nenhuma, a gratidão de ter ajudado várias pessoas a se conhecerem e se apaixonaram pela eca foi única! e com essa equipe ainda por cima, nada a reclamar só agradecer, sobretudo a você @Malu Avila que acreditou nisso desde o início e fez isso acontecer, colocando toda a dedicação nesse projeto.

Muito bom saber que tem gente assim tão dedicada trabalhando pra que a ECA seja sempre esse espaço reconfortante e especial !

Obrigada, foi lindoo!!

 Mariana Guelfi Oliveira – Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda

Eu que agradeço pela imensa oportunidade de ter trabalhado todo esse tempo ao seu lado. Agradeço pelo carinho e cuidado. Você foi à família que eu precisava ter em São Paulo. Me fez sentir completa e amada!
Espero poder ajudar ainda mais e ser sempre útil pra você.
Obrigada pela experiência que vivi com todas essas pessoas
E a todos vocês, agradeço imensamente pelo carinho, confiança, disposição e comprometimento. Peço desculpas pelos erros e por qualquer adversidade.
Vocês foram além das minhas expectativas, e isso não deveria me surpreender, já que sei o quão incríveis vocês são.
Entendam que fizeram a diferença na vida daquelas pessoas!
Júlia Saldanha – Aluna do Curso de Relações Públicas

Muito mãezona mesmo! Obrigada por todo cuidado com a gente, Lu! Todo nosso esforço foi refletido numa Feira incrível para a ECA só elogios

Parabéns pessoal, a gente arrasou! Parabéns pela organização Lourdinha eu amei participar
Verônica Andrade Lopes – Aluna do Curso de Educomunicação

Eu realmente fico muito feliz de ter participado dos três eventos com você,  foi uma oportunidade incrível de conhecer mais gente de outros cursos. E ,além disso, poder conversar ontem com as pessoas e de alguma forma poder ajudar na escolha delas de uma coisa super difícil de decidir foi ótimo. Obrigada por tudo Lourdinha, sei que você fez muita coisa pra que a nossa experiência fosse a melhor possível e você conseguiu. Não imagino como seria participar desses eventos com outra pessoa na coordenação.

Laura Toyama Cardoso de Souza – Aluna do Curso de Biblioteconomia

 

Eu adorei conhecer todos vocês!

Foi uma experiência muito boa pra mim, sério
Piscianas são incríveis hahaha

Beatriz de Jesus Emigdio – Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda e ECA Junior

A Feira foi um momento muito especial para mim, principalmente porque conheci meu curso na edição passada da mesma, e senti nesse ano o quão bom é inspirar as pessoas para que conheçam melhor à universidade e seus futuros cursos.
Mostrar parte da nossa produção no curso foi importantíssimo para quem nos visitou, e mais importante ainda foi poder dizer que tudo que proporcionamos na Feira foi construído coletivamente, não teve preço observar a galera com os olhos brilhando ao ver o Stand, o Manual (De Aluno para Aluno), Workshops, além da nossa participação por fala.

Thiago Gentil Bastidas – Aluno do Curso de Editoração

Eu já imaginava que participar da feira de profissões seria recompensador, mas a experiência acabou sendo ainda melhor do que o esperado. Conversar com as pessoas sobre o que é estudar audiovisual na USP muitas vezes fazia seus olhos brilharem, nos dando um sentimento de que fomos parte importante, em certa medida, da vida dessa pessoa.
Esse sentimento foi ainda mais visível durante o workshop de roteiro, que foi oferecido por mim no sábado. Fizemos uma atividade em grupo e os participantes, mesmo não conhecendo uns aos outros, se engajaram e se esforçaram muito com a criação da história. Suas próprias reações no momento do workshop e a fala de algumas pessoas, que posteriormente foram ao estande conversar mais diretamente sobre a profissão, foram muito gratificantes e nos deixam com vontade de participar novamente da feira, para poder ajudar ainda mais estudantes a entenderem e se apaixonarem pelo audiovisual.

Giovanna Rubio Rotter – Aluna do Curso de Audiovisual

Tentando converter as pessoas, ao musiquísmo. Bom, só agora tive uma pausa para escrever sobre esses dois dias incríveis, no qual tive a oportunidade de ser monitora na Feira de Profissões da USP. Foi um imenso prazer dar uma luz a essas pessoas, que vinham até nós e os olhos até brilhavam quando perguntavam, "Como é estudar musica na USP?" "Como são as matérias?". É incrível ver a motivação, os processos e ciclos de cada ser. Eu pude ver e aprender, com cada uma delas! Foi mágico o ultimo dia, onde fizemos um workshop sobre música, e introduzimos algo sobre "A situação atual da música no Brasil, e seus processos". Fui abraçada por duas meninas ao final, e elas me falaram palavras tão doces. É por esse e outros motivos, que me enche o coração de alegria, e a cada dia eu fico mais feliz e tenho a certeza do que escolhi pra vida. FAZER, VIVER, SER pela MÚSICA! Imensamente grata.

Hellen Sabino-  aluna do Curso de Música -  Regência

É com orgulho que digo que no decorrer dos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2019 uma sucessão de surpresas maravilhosas me acometeram. Logo eu que já havia frequentado a feira no ano de 2018 como visitante e, confesso que não tive uma experiência tão boa, não presenciando a tal “magia” no olhar dos monitores do estande da ECA. Claro que pode ter sido uma obra do acaso e do meu azar de possivelmente ter visitado o estande em um momento ruim e já no último dia de evento. Neste ano de 2019, diferentemente, percebi que nós monitores tínhamos um propósito em estar na feira. Não era apenas pelo dinheiro ou uma mera experiência de vida. Nós, monitores, participamos de cada etapa do projeto, de cada drama, de cada felicidade, na preparação das atividades de Talk Show, Workshop, material do livreto “De aluno pra aluno”, e até decoração do estande, partindo do princípio do carinho que sentimos pela ECA e de tal forma que queríamos que os visitantes se sentissem especiais assim como nós, alunos. Com certeza foi um desafio e tanto unir 12 cursos diferentes e plurais em um único estande e em atividades extras que desenvolvemos, mas foi uma experiência enriquecedora, motivadora, e acima de tudo humana. Foi maravilhoso ver nos olhos dos visitantes algum tipo de brilho e empolgação quando falávamos das nossas áreas de atuação, carreiras e grade curricular. E não é difícil compreender, uma vez que há pouco era eu quem estava no lugar deles, sem saber o que fazer da vida, com medo de não passar no vestibular, com meus pais sonhando vidas pra mim que nem eu sabia ao certo se era o que eu queria.

Christian da Silva Delphino – Aluno do Curso de Relações Públicas/CRP

 O único dia ao qual trabalhei foi o primeiro, 22 de Agosto. O ponto de encontro foi na própria ECA, às 7 da manhã, no qual de lá pegamos um ônibus até o Parque CIENTEC, cujo o mesmo nos levaria de volta a USP. A feira em si começou às 9 horas e teve seu encerramento às 17 horas. Nos foi oferecido café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, não passando por nenhum problema no quesito fome, até mesmo para mim que não como nada de origem animal, única coisa ao qual poderia ser avaliado seria um cardápio para o almoço no qual a opção vegetariana também fosse vegana, assim, sendo acessível a todos.

Confesso que no começo da feira eu eu minha colega de TUR, Kátia Anjos, estávamos bem nervosas e com medo de que ninguém procurasse o nosso curso, porém ocorreu exatamente o oposto, a procura para nosso curso foi um sucesso! Sempre aparecendo um atrás do outro, mais gente para nos perguntar sobre o nosso curso chegando a até fazer fila para poder falar conosco, isso me deixou muito feliz e agradecida demais por essa experiência, foi muito recompensador ficar o dia todo conversando sobre um curso ao qual amo e ver como as pessoas estavam realmente engajadas e interessadas nele.

Sobre meus colegas de ECA que trabalharam comigo no dia, mesmo conhecendo a grande maioria na hora, me senti muito acolhida e recebida de braços abertos, principalmente a Malu Ávila que fez tudo com muito carinho e estava atenciosa a todos os detalhes de início a fim, uma profissional maravilhosa, muito obrigada a tudo. Esta experiência me agregou muito e espero próximo ano participar também, e dessa vez em mais dias e desde o início.

Isabeli de Brito Pereira – Aluna da ECA/CRP - TURISMO

A minha participação no evento foi muito positiva. Sendo minha primeira vez participando desse evento, fui surpreendido pela dimensão do evento e da animação, tanto dos visitantes quanto das equipes, assim como pelo acolhimento e pela organização da equipe da ECA no stand e na realização dos workshops. Explicar sobre o meu curso para pessoas curiosas e com dúvidas a respeito dele foi muito animador, e permitiu entender a importância que a escolha de carreira é para as outras pessoas. Os visitantes também se demonstraram curiosos sobre a ECA, a USP, e gostaram de receber o manual “De Aluno para Aluno”, realizado com textos dos próprios alunos da ECA.

Acredito que o evento conseguiu alcançar seu objetivo, possibilitando aos visitantes conhecerem melhor sobre os cursos oferecidos na USP e, assim, ajudando-os a fazerem uma das primeiras grandes escolhas na vida pessoal. Os visitantes gostaram de participar dos workshops. Além disso, uma grande quantidade de pessoas visitam o evento, o que significa que ele é popular e considerado importante.

Gabriel Jardim de Souza – Aluno do Cursos Relações Públicas, Propaganda e Turismo