Nossa sala de Bate-papo

Na Feira USP e as Profissões, serão realizadas uma série de conversas entre professores da ECA com os visitantes, onde você pode aprender muito sobre o mercado de trabalho, questões de pesquisa na área do seu curso desejado, além de tirar dúvidas mais específicas com pessoas que possuem décadas de experiência na área, com grande reconhecimento no mercado e no meio acadêmico.

Sessões de Bate-Papo: Contextualização e os Desafios dos Cursos na Escola de Comunicações e Artes.


Saiba mais sobre os professores que participarão das sessões de bate-papo:

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - Biblioteconomia 

Professo e Pesquisador Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).  Doutor em Ciências (USP), Mestre em Engenharia de Produção (UNIP), Mestre em Gestion de l'Information et de la Connaissance (Université Paul-Valéry Montpellier III/França). MBA em Altos Estudos de Estratégia e Geopolítica (FAAP), MBA em Marketing (USP), Bacharel em Engenharia Elétrica (FEI). Coordenador do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (CNPq ECA/USP). Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (ECA/USP). Vice-Chefe do Departamento de Informação e Cultura ECA/USP. Docente no curso de Biblioteconomia e Docente/Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI/ECAUSP); e Mestrado Profissional em Gestão da Informação da ECA/USP.

Prof. Dr. Claudemir Edson Viana — Educomunicação
Pedagógico da Licenciatura em Educomunicação e Docente de Pós. Docente e Coordenador Graduação da ECA USP. Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

Profª. Drª. Simone Alves de Carvalho — Relações Públicas
Doutora (bolsa CAPES) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP), área de concentração: Interfaces Sociais da Comunicação; linha de pesquisa: Políticas e Estratégias de Comunicação; graduada em Relações Públicas pela ECA-USP, especialista em Propaganda e Marketing (USJT) e em Gestão e Inovação em EAD (FEARP-USP); e MBA em Gestão Empresarial (FGV). É Ouvidora certificada pela ABO e exerceu a função no IOT-HC-FM-USP. Docente e orientadora de monografias da graduação e especialização da ECA-USP.

Prof. Dr. Geraldo de Souza Dias Filho — Artes Visuais
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Artes (Master of Fine Arts) pelo Pratt Institute, New York (1984), doutorado em Teoria da Arte (Kunstwissenschaf) pela Universität der Künste Berlin (2000) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2006). Foi professor visitante no Instituto de Arte, Design e, Lisboa (2004-5) e da University of the Arts, Filadélfia (2008). Temas recorrentes em seu trabalho de arte são estruturas geométricas, recortes urbanos, colagem, a observação da presença de palavras na visibilidade contemporânea e o estudo e a pratica da pintura de paisagem. Lidera, desde 2004 o Grupo de Pesquisa "Palavra e Imagem: a incorporação de códigos da escrita nas artes visuais".

Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho — Artes Cênicas
Professor há 29 anos do departamento de Artes Cênicas, ministra disciplinas na área de Atuação, Mímica e Teatro de Rua. Coordena o grupo de pesquisa CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator. É ator-mímico e diretor teatral, com prêmio em dramaturgia corporal.

Profª. Drª. Valéria de Siqueira Castro Lopes — Relações Públicas
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (2005; 1997), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes, bem como no Curso de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. É membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, membro do Comitê Editorial e da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Organicom, pesquisadora e consultora dedicada aos temas: pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional.

Profª. Drª. Roseli Aparecida Fígaro Paulino — Comunicação Social (dá aulas para os cursos de Educomunicação, Biblioteconomia, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda)
Professora Livre-docente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, CPCT. Professora convidada da Celsa - Sorbonne Université. Diretora editorial da Revista Comunicação & Educação; e coordenadora do Labidecom, Laboratório de Pesquisa em Educomunicação. Diretora de relações internacionais da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Intercom. Professora visitante do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, ITESO, México. Possui estágio de pesquisa pós-doutoral no CIESPAL (2016) e pós-doutorado pela Universidade de Provence, França (2007), doutorado(1999) e mestrado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1981). Foi coordenadora do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós entre 2015-2018. Ocupou o cargo de Chefe do departamento de Comunicações e Artes (2012-2014/ e 2014-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Verbal e Teorias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e mundo do trabalho, gestão da comunicação e comunicação/educação. 

Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro — Jornalismo
Possui graduação em Comunicação (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação e Artes da USP (1977), mestrado em Artes Contemporâneas pela Université de Provence, França (1979) e doutorado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, diretor e produtor de programas de TV e vídeo. Atua no campo da Comunicação, nas áreas de televisão, vídeo, rádio, realização de documentários, comunicação comunitária, convergência tecnológica e políticas públicas.

Prof. Dr. Rafael Duarte Oliveira Venancio — Jornalismo
Rafael Duarte Oliveira Venancio é pós-doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Jornalista esportivo, escritor independente, desenhista e filmmaker, fez Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2005-2008), Mestrado em Ciências da Comunicação (2009-2010) e Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (2011-2013) na ECA-USP. Desde 2013, é professor na Universidade Federal de Uberlândia, além de ter escrito cerca de 100 livros e capítulos sobre assuntos vinculados às suas pesquisas sobre Futebol, Narrativas Multiplataformas, Quadrinhos e Teorias da Comunicação.

Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias — Relações Públicas
Livre Docente em Comunicação e Opinião Pública; pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha; Doutor em Comunicação e Cultura pela USP; mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero; Relações Públicas e jornalista. Editor da Revista Organicom; autor de diversos artigos e livros, dentre eles “Opiniões Voláteis” (2019).

Profª. Drª. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos — Biblioteconomia
Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da ECA/USP, professora na graduação, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ECA/USP). Possui experiência profissional como bibliotecária na BIREME, da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Faculdade de Medicina da USP. Participa da equipe de gerenciamento do Vocabulário Controlado da USP como assessora acadêmica.

Silvana Garcia é pesquisadora, dramaturgista, e diretora de teatro, com mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. É professora da Escola de Arte Dramática (USP) e autora dos livros Teatro da Militância, As Trombetas de Jericó – Teatro das Vanguardas Históricas, e Territórios e paisagens. Estudos sobre teatro, além de inúmeros ensaios sobre teatro brasileiro, publicados no país e no exterior. Exerceu inúmeras atividades como gestora e curadora na área da cultura e das artes, como a diretoria da Divisão de Pesquisas – Idart (Secretaria Municipal de Cultura , 2001-2004) e a participação como jurada do Prêmio Shell de Teatro (1997– 2007). É professora-orientadora convidada do programa de pós-graduação em Teoria e História do Teatro da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de la Republica de Uruguai. Dirige o grupo Lasnoias & cia., dedicado à pesquisa de dramaturgia cênica contemporânea, e responsável pela criação dos  espetáculos Lesão Cerebral (2007), Há um crocodilo dentro de mim (2009) e Não vejo Moscou da janela do meu quarto (2014), pelo qual  recebeu o prêmio Shell de Direção.  Seus mais recente trabalhos foram  os espetáculos Mergulho (2015), com a Companhia Delas, e Senhora X, Senhorita Y (2018),  com a Damas Produções.

Bete Dorgam, atriz e professora na Escola de Arte Dramática (EAD-USP) e Escola Superio de Artes Célia Helena.Pesquisa a linguagem clownesca há mais de 25 anos.Estudou com Cristiane Paoli-Quito ,Philippe Gaulier, Leris Colombaioni ,Angela De Castro  e outros formadores.Participou durante mais de dez anos do Midnight Clowns,dirigido por Wellington Nogueira e do   espetáculo Quadri Matzi,dirigido por Cristiane Paoli-Quito.

Recebeu o premio Shell como melhor atriz em 2010 pelo espetáculo Casting,dirigido por Marco Antonio Rodrigues e o Qualidade Brasil como melhor atriz em comédia em 2014 pelo espetáculo Assim é se lhe parece, de L.  Pirandello,dirigido por Marco Antonio Pâmio.É doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP.