Amy Pollard (Universidade da Geórgia) e Ricardo Ballestero (CMU-ECA-USP)

17/05/2019 12:30

Amy Pollard (Universidade da Geórgia) e Ricardo Ballestero

Data e hora: 17 de Maio às 12h30

Local: Sala Villa Lobos – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Amy Pollard é Professora Associada de Fagote e Coordenadora de Performance na Escola de Música Hugh Hodgson da Universidade da Geórgia. Anteriormente, atuou como professora de fagote na Universidade Baylor, foi docente da Universidade de Dayton e da Cincinnati School for the Creative and Performing Arts. Durante o verão, integrou o corpo docente do Interlochen Arts Center Advanced Bassoon Institute, no programa UGA Study Abroad, em Alessandria, na Itália, no Saarburg Music Festival, em Saarburg, na Alemanha, e no Atlanta Chamber Music Festival.

Pollard exerce o cargo de fagotista solista da Atlanta Ballet Orchestra e de fagotista da Orquestra de Câmara de Cincinnati. Frequentemente se apresenta com orquestras tais como a Orquestra Sinfônica de Atlanta, a Sinfônica da Carolina do Norte, a Sinfônica de Greenville, a Sinfônica de Virgínia, a Orquestra Sinfônica Augusta, a Orquestra Sinfônica de Kentucky e a Orquestra Filarmônica de Dayton, entre outras. Além disso, Pollard participa tanto do conselho administrativo quanto do comitê de organização do Concurso e Simpósio Meg Quigley Vivaldi.

Ávida camerista e solista, apresentou-se nos mais importantes teatros dos Estados Unidos e também na Irlanda, Bélgica, Argentina, Itália e Alemanha, com grupos como Georgia Woodwind Quintet, Baywind University Woodwind Quintet, Dayton Philharmonic Orchestra Woodwind Quintet, e University of Cincinnati College-Conservatory of Music Chamber Players.

Seu duo fagote-percussão, Col Legno (www.collegnoduo.com) e seu duo de fagotes, Dueaux, realizaram recitais e apresentaram master classes em vários locais por todo o país.

O álbum solo de estréia de Pollard, Ruminations: Bassoon Works, de Eugène Bozza, e o CD Chroma, do Georgia Woodwind Quintet, foram lançados pela Mark Records e estão disponíveis no iTunes.

Pollard recebeu os título de Doutor em Artes Musicais e Mestre em Música pela Universidade de Cincinnati - Faculdade de Música, e de Bacharel em Música pela Louisiana State University, recebendo a orientação dos professores William Winstead e William Ludwig.

Ricardo Ballestero

Discípulo de Martin Katz e Dalton Baldwin, dedica sua carreira à colaboração musical. Atuou ao lado de Ray Chen, Paulo Szot, Hansjörg Schellenberger, Atar Arad e Alex Klein e de muitos dos mais renomados músicos brasileiros. Foi professor da Universidade do Colorado-Boulder e, desde 2006, leciona disciplinas ligadas ao canto, piano e música de câmara na Universidade de São Paulo.