Palestra com o pianista e pesquisador Alexandre Dias: A pluralidade do Piano brasileiro

29/10/2018 15:00
Data e Hora: 29 de Outubro, às 15h
Local: Auditório Olivier Toni, Dpto. de Música - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Vila Universitária, São Paulo
Realização: Laboratório de Piano USP e Instituto Piano Brasileiro
Evento aberto ao público em geral.

Nesta palestra, Alexandre Dias falará sobre as múltiplas facetas do piano brasileiro, utilizando como base o trabalho que tem desenvolvido como diretor do Instituto Piano Brasileiro. Será abordada a relação entre o intérprete de concerto e a música brasileira, a necessidade de se conhecer mais a respeito do repertório nacional e a carreira de grandes pianistas brasileiros. Ao final, será realizado um bate-papo com o público, para que traga suas visões e experiências sobre o assunto.

Alexandre Dias, pianista e pesquisador, é diretor do Instituto Piano Brasileiro (IPB), fundado em 2015. Desenvolve intensa pesquisa relacionada aos pianistas brasileiros, e aos compositores brasileiros que compuseram para piano, resgatando inúmeras partituras raras e desaparecidas, gravações, e informações inéditas sobre a música brasileira. O site do IPB (www.institutopianobrasileiro.com.br) oferece um amplo conteúdo online, incluindo catálogos de gravações, partituras, fotos, enciclopédia e linha do tempo, que são alimentados a partir da digitalização de grandes acervos. Seu trabalho tem sido reconhecido nacionalmente por importantes instituições como a Academia Brasileira de Música, e o Museu Villa-Lobos. Em 2017, O IPB recebeu o prêmio de melhor projeto de música pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).