POEM - Poéticas Orientais em Música

26/04/2019 09:00

POEM / Poéticas Orientais em Música.

POEM é um coletivo multidisciplinar de pesquisa formado por pesquisadores em arte, música e orientalidades na cultura urbana. Surgiu da iniciativa de abrir novas frentes de pesquisa sonora sob o signo do Oriente. Busca traçar o mapa das influências orientais e seus traços afirmativos na cultura musical brasileira. E compreender o processo da recepção brasileira às culturas orientais nos territórios da expressão e arte.

O projeto é uma iniciativa conjunta de três pesquisadores: André Ribeiro (compositor e orientalista), Cintia Harumi (arte-educadora e etnomusicóloga), Júlio Stabelini (antropólogo).

COMO FUNCIONA

Com encontros quinzenais, o grupo funciona como coletivo de pesquisa, ao reunir pesquisadores de orientalidades interessados em difundir seus projetos e beneficiar de uma cultura multidisciplinar.

Se organiza como grupo de estudo e pesquisa de campo, levando em conta a condição bioartística das realidades culturais a que se propõe adentrar. Busca por isso lidar também com os processos de alteridade que subscrevem e significam as práticas e culturas orientais em solo brasileiro.

QUAL PROPOSTA

Fomentar práticas de pesquisa que deem conta do movimento humano na formação de realidades culturais, e propor novos parâmetros para o exercício da pesquisa em artes.