Laboratório de Música Contemporânea: Performance e Criação

LABORATÓRIO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA: PERFORMANCE E CRIAÇÃO

O objetivo do laboratório é o de apresentar aos jovens instrumentistas o novo repertório. O CMU-USP conta com professores que têm larga experiência de realização de música experimental, preparados para apresentação de repertório, técnicas, modos de leitura e preparação de obras, aspectos estéticos da nova música.

É também objetivo do Laboratório a integração entre jovens instrumentistas e jovens compositores, abrindo assim um espaço de diálogo entre criação e performance em uma rede de interligação obrigatória; fazendo do Laboratório lugar de leitura de novas obras e de experimentações de criação. Nesta interface o Laboratório visa enfatizar não apenas a prática da música escrita, mas também o da improvisação bem como a prática eletroacústica.

Ao longo do século passado foram diversas as criações musicais que exigiram a presença do intérprete como cocriador musical através da improvisação, fazendo com que o ensino da prática instrumental deva hoje ir além da questão da performance e abarque também aspectos de invenção musical contemporânea.

Hoje em dia o conhecimento das técnicas de escrita musical, dos aspectos técnicos de transformação de som em tempo real e prática eletroacústica, não é mais exclusivo de compositores, faz também parte das ferramentas fundamentais para a formação de um jovem instrumentista.

Atividades do Laboratório:

1. Oferecer disciplinas integrando alunos com interesse em realizações práticas da composição e da performance, integrando assim os cursos de instrumento, licenciatura e composição, bem como as linhas de pesquisa ativas do Programa de Pós-Graduação em Música da USP.

2. Colocar os alunos em contato com repertório recente através da direção de ensaios e proposição de repertório junto à disciplina de Música de Câmara do CMU.

3. Promover o registro de trabalhos em gravações, tendo como suporte o estúdio LAMI-USP.

4. Organizar eventos relacionados à questão da criação e da performance de música contemporânea em seu viés colaborativo.

5. Oferecer disciplinas relacionadas ao tema junto à graduação do CMU e PPG-Música- USP.

Como atividade inicial o Laboratório tem oferecido a disciplina:

"Laboratório de Composição e Performance Musical Contemporânea", aberta a alunos da graduação e pós-graduação, já em seu segundo semestre de atividades. Neste segundo semestre foram mais de 40 alunos (matriculados e  participantes livres), com a realização de 18 leituras de obras de jovens compositores e o ensaio de 2 grupos musicais com repertório do séc. XX e XXI.

Coordenação:

Prof. Dr. Luis Antonio Eugênio Afonso