Laboratório de Piano

O Laboratório de Piano (LAP) foi criado no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo em 2012.  Seu objetivo é fornecer apoio às atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo corpo docente e discente vinculados à área de piano, bem como produzir conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical. A relevância deste Laboratório e de seu cotidiano está em dar suporte a  práticas pedagógicas de seus professores, oferecer ambiente e infraestrutura de estudo e pesquisa aos alunos de graduação e pós-graduação, e  fomentar atividades de grupos de pesquisa com foco em questões interpretativas.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo LAP, em 2014, destacamos:

  • I Oficina de Piano USP, realizada entre 10 e 14 de fevereiro, contou com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e a participação de aproximadamente 80 pianistas e professores de diversos estados brasileiros. O evento ofereceu cerca de 110 atendimentos entre aulas individuais e masterclasses de piano, além de duas palestras e dois concertos.
     
  • Realização do projeto A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD. O projeto  propõe registrar em CD e a divulgar o legado pianístico desse compositor, no seu sesquicentenário, em escolas de formação musical do Estado de São Paulo. Esse projeto é apoiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária através de seu edital de Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico de 2013.
     
  • Realização do projeto Em preto e Branco: recitais de piano e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU/ECA/USP em escolas de formação musical do Estado de São Paulo. O projeto prevê a realização de recitais dos alunos do curso de piano, seguidos de pequenas palestras sobre os Cursos oferecidos pelo Departamento de Música da ECA/USP, a ocorrerem nas principais escolas de formação musical do Estado São Paulo. Objetiva-se com estes recitais e palestras iniciar projeto sistemático visando a divulgação do trabalho desenvolvido no CMU/ECA/USP nas escolas de formação musical e incentivar e viabilizar a afluência de alunos das instituições envolvidas. Este projeto tem o apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
     
  • Masterclass com a pianista russa Elisso Virsaladze (docente da Musikhochschule de Munique). Evento organizado em parceria com a Sociedade Cultura Artística.
     
  • O Simpósio PERFORMA CLAVIS 2014 – Internacional é uma atividade de cooperação trilateral entre os Programas de Pós-Graduação em Música das três Universidades do Estado de São Paulo sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Seu objetivo é fortalecer, no cenário acadêmico nacional, as pesquisas na área de Performance e das Práticas Interpretativas, com ênfase nos instrumentos de teclado, a saber: Piano, Cravo e Órgão.
     
  • Recitais mensais dos alunos de Graduação e Pós- Graduação na Auditório Olivier Toni do Departamento de Música da ECA/USP.

    Maiores informações:

http://laboratoriodepiano.wixsite.com/laboratoriopianousp

 

Coordenação:

Prof. Dr. Eduardo Monteiro

Profa. Dra. Luciana Sayure