Inauguração do órgão de tubos na Catedral Evangélica de São Paulo

A USP e a Catedral Evangélica de São Paulo inauguram, no próximo dia 22 de março, o novo órgão de tubos cedido pela Universidade e instalado na sede da instituição religiosa, na capital. A inauguração será marcada por um concerto especial, apenas para convidados. No dia 23, uma nova apresentação, aberta ao público, dará início a uma série de concertos gratuitos e que serão realizados às sextas, sábados e domingos, entre os meses de março e junho.

Na abertura, serão apresentadas a Tocata e Fuga em Ré Menor, de J.S. Bach; trechos de O Messias, de G.F. Händel; e a Sinfonia nº 3, de C. Saint-Saëns. O concerto contará com a participação da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência de Valentina Peleggi, tendo como solista o organista e professor do Departamento de Música (CMU), José Luís de Aquino.

A cessão do órgão de tubos da USP para a Catedral Evangélica foi formalizada em setembro de 2017, envolvendo as duas instituições e a Fundação Mary Harriet Speers – responsável pelo aporte financeiro do projeto. O convênio abarca a montagem, instalação, utilização e manutenção do órgão. Também estabelece a elaboração e promoção de programas de incentivo à música e de educação musical.

Além disso, uma parceria com a ECA permitirá o desenvolvimento de atividades didático-acadêmicas com alunos e docentes do CMU e, por seu intermédio, com professores e estudantes vinculados às universidades e escolas de música do Estado de São Paulo.

Parceria com a ECA permitirá o uso do órgão por alunos e professores do CMU. Foto: Marcos Santos

Programação:

23 de março, 20h
OSUSP, Coro da OSESP, José Luís de Aquino (CMU) e Valentina Peleggi (regente)

24 de março, 16h30
Recital de Órgão, com Márcio Arruda (Catedral Evangélica)

29 de março, 20h
Recital de Órgão, com José Luís de Aquino (CMU)

30 de março, 20h
Recital de Órgão, com Alexandre Rachid (UFRJ)

5 de abril, 20h
Professores do CMU - Música de câmara e órgão

6 de abril, 20h
Jovens organistas, alunos do CMU

12 de abril, 20h
Recital de Órgão, com Luis Caparra (Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires)

21 de abril, 16h30
Recital de Órgão "a 4 mãos e 4 pés" e dois órgãos, com Márcio Arruda (Catedral Evangélica) e José Luís de Aquino (USP)

26 de abril, 20h
OCAM - Orquestra de Câmara da USP, Ana Carolina Sacco (órgão) e Gil Jardim (regente)

17 de maio, 20h
Coros integrados da Catedral Evangélica, com Márcio Arruda (órgão) e Cremilson dos Santos (regente)

31 de maio, 20h
Grande Coral Evangélico, com José Luís de Aquino (órgão) e Dorotea Kerr (regente)

15 de junho, 20h
Orquestra Soarte - Fundação Mary Speers, classe de órgão da UNESP e Cíntia Gasparetti (regente)

28 de junho, 20h
Coro de Câmara Comunicantus, Coral da ECA-USP e Marco Antonio da Silva Ramos (regente)

Para assistir a apresentação de abertura, os interessados deverão retirar os ingressos no local, no dia 18 de março, no período da tarde. Para os demais concertos, não haverá necessidade da retirada de ingressos.

Serviço:
Festival de inauguração do órgão de tubos

Abertura: 23 de março
Horário: 20h
Local: Catedral Evangélica de São Paulo (Rua Nestor Pestana, 136/152, Consolação, São Paulo)

com informações da Assessoria de Imprensa da USP