2º Prêmio Mercosul de Pesquisa em Políticas Sociais

18/04/2019 14:39

Agência FAPESP – A inscrição de candidaturas ao 2º Prêmio Mercosul de Pesquisa em Políticas Sociais pode ser feita até 12 de maio de 2019. Com o tema Estatuto da Cidadania, a atual edição será realizada em conjunto pelo Instituto Social do Mercosul e o Parlamento do Mercosul, em sessão pública na cidade de Assunção, no Paraguai.

Serão premiados e publicados artigos científicos e teses sobre o Estatuto da Cidadania do Mercosul. O prêmio é dividido em três categorias: trabalhos de estudantes de graduação, de profissionais graduados e tese de pós-graduação.

O vencedor de cada uma delas será premiado com US$ 1.000. Também está previsto o reconhecimento por mérito dos 12 melhores trabalhos e de três teses ou monografias de pós-graduação.

A cerimônia de premiação será realizada durante a celebração de 10 anos da instalação do Instituto Social do Mercosul em Assunção, no mês de julho de 2019. Além do prêmio aos vencedores, será financiada a participação de autores de trabalhos selecionados para que possam apresentar suas análises em uma sessão pública.

Os trabalhos deverão ter como referência principal o Estatuto da Cidadania do Mercosul. Também poderão ser apresentados estudos que considerem o desenvolvimento da ampliação da cidadania, em suas múltiplas dimensões sociais e econômicas, no âmbito nacional ou regional, nos países do Mercosul.

Serão consideradas pesquisas que incluam estudos de caso ou em perspectiva comparativa, que analisem a expansão da cidadania e políticas sociais na América do Sul. São de interesse as experiências comparativas relacionadas a outros processos de integração regional que podem contribuir para o entendimento e desenvolvimento do Mercosul.

A inscrição de candidaturas é gratuita e deverá ser feita por meio de formulário on-line.

Mais informações: www.ismercosur.org/premiomercosur/?lang=pt-br