Pós-doutorado em ciências sociais com bolsas da FAPESP

10/04/2019 08:21

Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão ( CEPIDs) da FAPESP, oferece três vagas de pós-doutorado. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de abril de 2019.

Coordenado pela professora Marta Arretche, o projeto tem uma agenda de pesquisa voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Dessa forma, as pesquisas desenvolvidas estão voltadas aos mecanismos de produção e reprodução das desigualdades sociais ligadas à ação do Estado, à inserção nos mercados de trabalho e às dinâmicas da sociabilidade e associativas.

Os bolsistas deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica, além de outras atividades regulares, como apresentação de seminários, elaboração de artigos científicos e disseminação dos resultados da pesquisa.

É recomendável que os candidatos possuam doutorado em ciências sociais ou áreas afins, obtido nos últimos sete anos. É também necessário que tenham publicações acadêmicas nos últimos cinco anos.

Será aceita apenas uma proposta de trabalho por candidato, que deve indicar um tema de pesquisa dentre quatro eixos: 1) O papel da regulação subnacional na mediação da implementação de políticas nacionais; 2) O papel da política educacional na redução da desigualdade; 3) Desigualdade e Comportamento Político; e 4) Quem governa o quê?

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem enviar currículo Lattes completo, MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar), lista de publicações, proposta de pesquisa e cópia de duas publicações de destaque por e-mail (centrodametropole@usp.br), com o assunto “CEM-Bolsa PD”.

Os candidatos serão selecionados em duas etapas. A primeira, consistirá na avaliação do currículo, das publicações, do perfil e da trajetória do candidato, assim como da qualidade científica da proposta e de sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda etapa consistirá na arguição (presencial ou por videoconferência) junto ao comitê de seleção.

A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do CEM. Os selecionados também serão contatados individualmente, via e-mail, até 28 de maio. As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 3 de junho.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2744.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades