36º Encontro de Pesquisadores da América Latina

22/10/2018 14:00
22/10/2018 17:30

Na próxima segunda-feira, 22 de outubro, às 14h, acontece mais uma edição do Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL), organizado pelo Programa de Pós Graduação Integração da América Latina (PROLAM). O evento recebe pesquisadores de universidades paulistas que irão discutir diversos temas envolvendo a região, desde o cinema latino americano, direitos indígenas, às relações internacionais e economia. 

Um dos trabalhos expostos analisará a Operação Condor: Terrorismo de Estado no Cone Sul – Estudo de Caso: Brasil e Chile. A apresentação ficará ao encargo da pesquisadora Fernanda Durazzo Oliveira, das Faculdades Integradas Rio Branco. Ela irá explicar a formação e atuação da frente político-militar anticomunista adotada pelos países do sul da região, com atenção especial ao que se desenvolveu no Brasil e Chile.

O EPAL receberá também a professora Ana Daniela de Souza Gillone (FIAM FAAM/ COCAAL), que irá expor o seu estudo sobre a formação do cinema na América Latina. Com a pesquisa intitulada As imagens dos heróis bandoleiros e a política do cinema militante do movimento Nuevo Cine Latinoamericano, a discussão foca as relações existentes entre os aspectos políticos e sociais e as teorias e estéticas desenvolvidas na história do cinema na América Latina.

Outro trabalho a ser apresentado, nesta edição, tem como título Um ano da Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas: contribuições efetivas ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O pesquisador Ayrton Ribeiro de Souza, do PROLAM, analisa, neste estudo, a efetividade e elementos inovadores aportados pela Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2016), no âmbito da proteção jurídica dos povos indígenas no Sistema Interamericano. 

Por fim, o pesquisador Guilherme de Oliveira Scaglione, da UNIFESP, apresenta o estudo Política Fiscal em Perspectiva comparada na América Latina: Os casos de Argentina, Brasil e Chile. O trabalho relaciona as correspondências e diferenças entre as características centrais da política fiscal nos três países, mais especificamente entre os anos de 2005 a 2010. Para tanto, são analisados os alcances e limites das políticas fiscais adotadas por Néstor e Cristina Kirchrner (2003-2010), Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Michelle Bachelet (2006-2010).

Serviço:
XXXVI EPAL - Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL)
Data: 22 de outubro
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala 205, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)