50 anos das Ciências da Comunicação apresenta trabalhos clássicos na FAPESP

23/08/2013 08:30
23/08/2013 17:30

Aconteceu na sexta-feira, 23 de agosto, o terceiro encontro do ciclo de conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo realizado pela FAPESP e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom).  São duas etapas. A primeira delas ocorre às sexta-feiras, de 9 a 30 de agosto, na Fapesp, com trabalhos do século 20. A segunda, com apresentação de trabalhos do século 21, acontece na ECA também às sextas-feiras entre os dias 13 de setembro e 4 de outubro.

Nesse terceiro encontro do ciclo de conferências serão expostas obras dos “inovadores das ciências da comunicação”. A primeira apresentação ocorre às 9h com Ana Silvia Médola, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) expondo Signagem da televisão, de Decio Pignatari. Às 9h25 Ana Claudia Mei Lopes de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, apresenta Olhar periférico, de Lucrecia Ferrara. Na sequência, às 9h50, Rosemeire Laurindo, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), expõe a obra A embalagem do sistema, de Maria Arminda N. Arruda.

Ainda na parte da manhã, às 10h15, Roberto Elisio Santos, da UMSC, apresenta O que é a indústria cultural, de J. Teixeira Coelho; às 10h40 é a vez de Cristina Schmidt, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) apresentar O Acorde na aurora, do professor da ECA Waldenyr Caldas. Por fim, às 11h05, Antonio Adami, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) expõe A noite da madrinha, de Sergio Miceli. Às 11h30 a sessão matutina será finalizada por um debate.

A sessão do período da tarde começa às 13h30 com Alfredo de Almeida, da Universidade do Povo, apresentando Cineastas e imagens do povo, de Jean Claude Bernardet. Às 13h55, Mauro Ventura, da UNESP, expõe O Paraíso via Embratel, do professor da ECA Luis Milanesi. Na sequência, às 14h20, Tyciane Cronenberg Vaz, da TV Câmara de Guarulhos, apresenta a obra Muito além do Jardim Botânico, de Carlos Eduardo Lins da Silva. Às 14h45 é a vez de Diego Franco, da Universidade Metodista, apresenta O cinema de Pedro Almodóvar, de Eduardo Peñuela Canizal. Às 15h10, Dimas Kunsch, da Faculdade Cásper Líbero, apresenta Notícia, um produto à venda, da professa da ECA Cremilda Medina.

Após um intervalo, ocorrem as quatro últimas apresentações do dia. Às 15h50, Fatima Feliciano, da INTERCOM, apresenta Imprensa e liberdade, de José Freitas Nobre. Às 16h30, Eduardo Moretin, professor da ECA, apresenta Sétima arte, um culto moderno, de Ismail Xavier. Em sequência outra professora da ECA, Anamaria Fadul, apresenta Estrela Breve: Lupe Cotrim, de Leila Gouvêa. Por fim, Carla Longhi, da Universidade Paulista (UNIP) apresenta Síntese de História da Cultura Brasileira, de Nelson Werneck Sodré.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3838-4394.

Data: 23 de agosto
Local: FAPESP - Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto
(Rua Pio XI, 1500, Lapa, São Paulo).