Alexandre Zamith ministra masterclass no CMU

14/06/2017 10:00
14/06/2017 12:00

O Laboratório de Piano do Departamento de Música (CMU) promove no dia 14 de junho, quarta-feira, às 10h, a palestra e masterclass O Pianismo Atual: escrituras, práticas e implicações performativas, com o músico Alexandre Zamith, do Instituto de Artes da UNICAMP.

Por meio da apreciação de repertório selecionado, a aula abordará aspectos que definiram novos caminhos para a escritura e as práticas pianísticas a partir do século XX, promovendo o abandono dos territórios idiomáticos e gestuais da tradição clássico-romântica, bem como o avanço a universos sonoros até então imprevistos. Serão exploradas, sobretudo, as novas relações entre escritura e performance pianísticas decorrentes destes desdobramentos.

Zamith é bacharel em Música (piano) pela ECA e mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu projeto de pós-doutoramento na ECA, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom), com o projeto O piano em processos interativos: novos gestos e novos diálogos, sob a supervisão do professor Fernando Iazzetta, do CMU. Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental quanto conjugada a processamentos eletrônicos em tempo-real.

Para participar do masterclass, é preciso enviar um pequeno currículo e obra que deseja trabalhar pelo e-mail laboratoriodepianousp@gmail.com até o dia 11 de junho.

Masterclass com Alexandre Zamith (IA/UNICAMP)

Serviço:
Data: 14 de junho