CINUSP traz mostra sobre maternidade e suas implicações na vida da mulher

31/08/2019 18:00
29/09/2019 20:00

Entre os dias 31 de agosto e 29 de setembro, o CINUSP Paulo Emílio trará a mostra Maldito seja o fruto, com a temática sobre a maternidade e todas as implicações na vida da mulher.

A mostra tem o intuito de trazer diferentes pontos de vista sobre as relações maternais no ambiente em que as mulheres estão inseridas. Os filmes e série selecionados exploram questões como o aborto, depressão pós-parto e abandono, em dramas aprofundados que desconstroem a imagem de uma criação perfeita. O CINUSP convida a todos para uma análise sobre os conflitos velados da maternidade, por meio de narrativas que usam do extremo realismo até a fantasia sobrenatural.

As sessões são gratuitas e acontecem de segunda a sexta na Cidade Universitária, e aos finais de semana no Centro Maria Antônia.

A mostra apresenta maternidades fora do padrão que questionam o cenário ideal para se criar um filho. Dentre os filmes escolhidos estão clássicos, como o de Ingmar Bergman, Sonata de Outono, abordando o embate entre os desejos pessoais por uma vida profissional e o papel de mãe, e também O bebê de Rosemary, com um olhar sobrenatural para a maternidade.

Outros filmes presentes na mostra são Wasp, A rua Arbor, O estranho em mim, Mamãe morta e querida, O Babadook e Precisamos falar sobre o Kevin. As narrativas criadas por essas óticas femininas perpassam mães jovens, solteiras, marcadas por ciclos de abuso, em depressão e com outros problemas psicológicos, assim como filhas e filhos desajustados, problemáticos e, por vezes, perigosos.

A programação completa está disponível no site do CINUSP.

Mostra Maldito seja o fruto

Data: 31 de agosto a 29 de setembro

Horário: CINUSP Paulo Emílio - sessões às 14h, 16h e 19h / CINUSP Maria Antônia - sessões às 18h e às 20h

Local:

CINUSP Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro, 18, favo 4 - Cidade Universitária.

CINUSP Maria Antônia - Rua Maria Antônia, 294 - Vila Buarque