Concerto da Série Internacional de Música USP apresenta compositores poloneses

18/10/2019 12:30
18/10/2019 13:30

Violinista polonês Mariusz Monczak se apresenta ao lado do pianista Durval Cesetti, professor da Escola de Música da UFRN, na Biblioteca Mindlin

A ECA promove no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 12h30, mais um concerto da Série Internacional da Música (SIM-USP). O violinista polonês Mariusz Monczak se apresenta ao lado do pianista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Durval Cesetti em concerto gratuito e aberto ao público na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). O repertório é composto por peças de seis compositores poloneses: H. Wieniawski, Z. Noskowski, K. Szymanowski, K. Penderecki, H. Górecki e G. Bacewicz.

Mariusz Monczak estudou nos Estados Unidos e no Canadá, tendo concluído seu doutorado pela Universidade de Montreal sobre a música para violino de Karol Szymanowski. Como solista e camerista, tem atuado com várias orquestras e sinfônicas. É, ainda, diretor artístico da Fundacja Ars Activa, sendo fundador de diversos festivais de música no Canadá e na Polônia. Durval Cesetti é professor de piano da Escola de Música da UFRN.

Violinista polonês Mariusz Monczak. Foto: Arkadiusz Sikorski

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na Sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, por exemplo, Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas.

A série é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa, Fundacja Ars Activa e Adam Mickiewicz Institute, Embaixada da França no Brasil, do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria, do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, do Institut Français e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA.

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Mariusz Monczak e Durval Cesetti
Data: 18 de outubro
Próximo concerto: 6 de novembro, às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP)
Mais informações: www.sim-usp.com