Concerto de abertura da Série Internacional de Música USP

14/03/2019 12:30
14/03/2019 14:00

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 12h30, uma nova série de concertos: a Série Internacional de Música USP (SIM-USP) que promove apresentações gratuitas de artistas brasileiros em parceria com convidados internacionais de destaque no cenário musical. Os concertos serão mensais, de março a novembro, e terão, no repertório, canções de compositores clássicos e conhecidos do público. A entrada é gratuita.

Na abertura, o pianista János Palojtay (Hungria) apresenta composições de Liszt, Debussy, Bartok e Chopin. Aos 32 anos, Palojtay já ganhou inúmeros prêmios em competições nacionais e internacionais – entre eles o terceiro lugar no XVII Paloma O’Shea International Piano Competition em Santander, na Espanha (2012) – que deram ao músico a possibilidade de tocar em recitais solos na Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, Austria, Espanha e Brasil.

János Palojtay (Hungria) é o artista convidado para a abertura da Série Internacional de Música. Foto: Reprodução/chrisdaniels.biz

A programação inclui ainda apresentações dos violinistas Manfredo Kraemer, da Argentina, “um dos violinistas barrocos mais influentes e distintos da atualidade”, segundo a revista da BBC, e da belga Joëlle Perdaens, professora de música de câmara barroca e violino barroco na Universidade Católica Argentina; da soprano americana Kindra Scharich, que em março integra o elenco da ópera Today It Rains, da Ópera Parallèle, em São Francisco (EUA); e dos pianistas Luca Buratto, da Itália, vencedor do prêmio Honens em 2015, do austríaco Philipp Scheucher, segundo lugar na competição internacional de piano da UNISA, em Pretória, 2016, e do húngaro Benedek Horváth, finalista do Concurso Clara Haskil, em 2016.

Entre os artistas nacionais confirmados estão o pianista Ricardo Ballestero, os violinistas Alejandro Aldana e Paulo Henes, o violoncelista André Micheletti, além do Conjunto de Música Antiga da USP, sob a direção de William Coelho. No repertório, composições de Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri e Beethoven, entre outros artistas. A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música (CMU).

A série é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Serviço:
Série Internacional de Música USP
Abertura: 14 de março, às 12h30
Temporada: 10 de abril, 15 de maio, 12 de junho, 7 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro e 6 de novembro, sempre às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP