"Diversidade em Ciência" aborda a educação étnico-racial no Brasil

06/04/2019 14:00
06/04/2019 15:00

No Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a professora e doutora em Educação Maria Lucia da Silva, do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A entrevista vai ao ar no sábado, dia 6, às 14h, na Rádio USP.

Durante a entrevista, Maria Lúcia faz reflexões sobre a lei 10.639, que determina o ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares e demonstra preocupação com o conservadorismo político brasileiro do atual governo em relação à Educação. “Com o retrocesso político, a lei 10.639 corre riscos e por isso precisamos ficar vigilantes para que os direitos adquiridos e as questões étnico-raciais não sejam destruídas”, afirma.

Maria Lúcia é a entrevistada no Diversidade em Ciência desta semana. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Ela também irá falar sobre a sua pesquisa, tema de seu doutorado, Memória dos professores negros e negras da Unilab: tecendo saberes e práxis antirracista, que é sobre a  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição pública criada em 2011 e considerada um projeto pioneiro que integra e forma estudantes dos países africanos de língua portuguesa e sua interseção com o Brasil. Maria Lúcia é também coordenadora do Núcleo de Estudos Étnico-raciais do conjunto de faculdades FMU-Fiam-Faam.

Gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, sendo reapresentado às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação do jornalista, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP, Ricardo Alexino Ferreira, com operação de áudio de João Carlos Megale.

Sintonize a Rádio USP-FM em 93,7 MHz/SP.