"Diversidade em Ciência" discute o racismo

08/10/2016 14:00

Neste sábado, o Diversidade em Ciência recebe Dennis de Oliveira, chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)  para falar sobre o racismo em suas formas estrutural e institucional. Segundo ele, as instituições que deveriam coibir o racismo criam dificuldades para a sua punição, transformando-o na maior parte das vezes como injúria racial.

Por outro lado, diferentes segmentos da sociedade brasileira negam o racismo minimizando-o ou tornando-o como um problema de baixa autoestima do próprio negro. Com isso, o racismo não é visto como um problema histórico de exclusão da sociedade brasileira.

Durante a entrevista, Dennis também irá falar sobre o papel da mídia na afirmação do racismo e, ao mesmo tempo, da sua negação.

Dennis de Oliveira é coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação (CELACC-USP), vice-líder do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular (ALTEJOR-USP) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB-USP). É também professor do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP.

Dennis de Oliveira (esq.) e Ricardo Alexino

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.

Data: 8 de outubro
Local:   Rádio USP-FM