Cinema educomunicativo é tema do próximo "Diversidade em Ciência"

16/03/2019 14:00
16/03/2019 15:00

No dia 16 de março, sábado, às 14h, no programa Diversidade em Ciência, da Rádio USP, Dostoiewski Champangnatte é entrevistado por Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O pesquisador fala sobre cinema e a intersecção com cultura e educação.

Dostoiewski enfatiza na conversa com o jornalista o processo educomunicativo que o cinema constrói. “O cinema oferece inúmeras possibilidades de construções críticas das realidades dentro e fora da sala de aula e é um eficiente instrumento educativo”, afirma.

Pós-doutor em comunicação social e doutor em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu a pesquisa A escola e o professor no cinema brasileiro contemporâneo: discursos e hegemonia a partir dos conceitos da indústria cultural. Ele também é cineasta, roteirista e produtor de filmes independentes.

Dostoiewski Champangnatte é entrevistado no programa Diversidade em Ciência. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.