"Diversidade em Ciência": a presença negra nos cartuns

20/04/2019 14:00
20/04/2019 15:00

No dia 20, às 14h, o programa Diversidade em Ciência aborda a representatividade de negros em cartuns e a questão étnica na mídia hegemônica no Brasil. Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevista Maurício Pestana, que é cartunista, gestor empresarial e jornalista. É possível acompanhar a entrevista sintonizando no rádio 93,7 ou pela internet.

Maurício conta que foi estimulado por Henfil, referência da área no período ditatorial, que destacava a importância de um cartunista negro contar a história negra. O entrevistado tornou-se um dos pioneiros no ramo dos cartuns, destacando a presença negra para esta mídia.

O cartunista tem uma longa trajetória como escritor e profissional na área pública. Publicou mais de 20 livros, parâmetros para o universo do cartum, como Racista, Eu!? De jeito nenhum, Lenda dos Orixás para Crianças, O negro e a Cidadania 500 anos depois, entre outros. Foi secretário, de 2015 a 2017, da Secretaria Municipal da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo, na gestão do prefeito Fernando Haddad e criou as cotas que destinam 20% de todos os cargos e concursos públicos para afrodescendentes. Atualmente, é diretor da revista Raça.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino e operação de áudio de João Carlos Megale.


Maurício Pestana fala sobre sua trajetória e discute a questão racial nos cartuns e na mídia. Foto: Ricardo Alexino Ferreira