EAD estreia on-line ação cênica "Ensaio para as tempestades"

10/12/2020 20:00
13/12/2020 22:00

De 10 a 13 de dezembro, às 20h, a Turma 70 da Escola de Arte Dramática (EAD) apresenta a ação cênica Ensaio para as tempestades, com transmissão ao vivo pelo canal da EAD no YouTube. Trata-se de um exercício ficcional, ainda em processo, produzido durante o segundo semestre deste ano, de forma totalmente remota, com os atores e atrizes a partir de suas residências e outros espaços fora da Universidade.

O título remete à obra de William Shakespeare, A tempestade, uma das referências para a criação da ação cênica, que inclui ainda Aimé Césaire, Augusto Boal, Derek Jarman e Peter Greenaway. À distância, muitas vezes em cidades ou estados diferentes, o grupo criou “uma sala de ensaio” que se tornou campo de experimentação e emergência de temas interrogações, conforme revela a sinopse:

Cenas de uma cidade em chamas; histórias individuais, explosões públicas, quadros que se articulam, comentam, negam. Nesse Ensaio para as tempestades, a dor e a ira são elementos de uma pedagogia da ação, na forma de revides que são explosões de uma alegria encarnada em corpos vivos. E aqui o fundamental: vivos! Em um país que não existe senão na forma de uma desagregação contínua, de extermínios programados, supressões reiteradas, a tempestade é de fogo, e já disparam os alarmes que a anunciam.

Ensaio para as tempestades tem dramaturgia, dispositivo e direção geral de José Fernando Peixoto de Azevedo, acompanhamento e suporte para preparação das atrizes e atores de Bete Dorgam e acompanhamento para o trabalho de voz de Mônica Montenegro.

Imagem: Divulgação/EAD

Serviço:
Ensaio para as tempestades
Datas: 10, 11, 12 e 13 de dezembro
Duração: aproximadamente 2h
Indicação etária: 18 anos
Via Canal da EAD no Youtube. O link da transmissão será disponibilizado nas páginas da EAD no Instagram e Facebook uma hora antes do início da apresentação