ECA dá boas-vindas aos congressistas do XIV IBERCOM

29/03/2015 09:00
02/04/2015 19:00

O XIV Congresso Internacional IBERCOM terá  início sábado, dia 29/3, com o Pré-Congresso onde os professores José Marques de Melo (presidente honorário da Confibercom), Moisés de Lemos Martins (presidente do Confibercom), Margarida Maria Krohling Kunsch (Diretora da ECA e presidente da Socicom) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (presidente da AssIbercom)   fazem a abertura do III Fórum Integrado de Comunicação Ibero-Americana.

Na segunda, dia 30/3,  têm íncio as atividades do Pré-Congresso  no Complexo Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin  com o  II Seminário Nacional de Epistemologia de Comunicação,  no   horário   das 9h às 18h30, com coordenação da professora Maria Immacolara Vassallo de Lopes. O seminário está dividido 4 mesas:

Mesa 1  Percursos Epistemóligos nas novas Mídias
Horário: 9h30 às 11h
Mesa 2 - Tradições epistemológicas do Campo da Comunicação: três percursos
Horário: 11h15 às 12h45
Mesa 3 - Percursos Epistemológicos contemporâneos na Comunicação
Horário: 14h30 às 16h
Mesa 4 - Percursos Epistemológicos da pesquisa empírica na Comunicação
Horário: 16h15 às 18h30

Dando continuidade às atividades do dia 30/3, às 19h, no Complexo Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, ocorre a Sessão Especial do Fórum que discute a Divulgação do Conhecimento Científico: caminhos, critérios e dificuldades para indexação de revistas científicas em comunicação.

Derrick de Kerckhove faz a conferência de abertura do Congresso falando sobre a cultura da transparência

O professor Derrick de Kerckhove,  pesquisador convidado na Biblioteca do Congresso Nacional em Washington, EUA,  fará a conferência de abertura  com o tema Towards a Culture of Transparency, no dia 31/3, às  9h, no Complexo Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. 

Confira  aqui  o resumo da palestra do professor.

Também no dia 31/3, a partir das 14h,  será realizada a II Reunião das Divisões Temáticas IBERCOM - DTIs, na Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP.

A relação das  13 DTIs pode ser conferida aqui.

Dando continuidade ao evento, no dia 1 de abril ocorre a mesa temática 1, com o tema Mídias Sociais como Espaço de Poder, com moderação do professor Norval Baitello Junior (PUC/SP).  No dia 2/4 o tema da mesa é Mídias Sociais como Espaço de Cultura,  com moderação do professor Eugênio Bucci, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).