ECA promove o encontro "Beyond the Digital"

23/04/2014 14:57
25/04/2014 14:57

Fruto do Edital Researcher Links, que é uma parceria entre a Fundação ao Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o British Council, acontece na ECA, entre os dias 23 e 25 de abril, o evento Beyond the Digital. Coordenado pelos professores Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e Joanne Garde-Hansen, da Universidade de Warwick (Reino Unido), o encontro contará com os professores Paulo Nassar, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Lucia Santaella (PUC-SP), Anna Reading (King's College de Londres) e Michael Pickering (Loughborough University, Reino Unido).

O objetivo do evento é reunir os 20 doutores de universidades britânicas e paulistas que foram selecionados pelo Edital para que, assim, seja definida uma agenda de cooperação internacional em pesquisa a partir dos interesses comuns de todos os participantes. "O pano de fundo é uma esfera digital que acontece fora das telas e redes, que se realiza, amplia e transforma nas ruas, na mobilização social, no empreendedorismo e na economia da cultura", afirma o professor Schwartz. Temas como memória coletiva, iconomia, arquivos e museus digitais, metodologia de pesquisa em estudos culturais, redes sociais e games integram a agenda preliminar.

O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-ECA), do Programa Interdisciplinar Diversitas (FFLCH-USP), do Núcleo de Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica (PGT-FEA-USP), do Interdisciplinary Research for the Internet of Things (POLI-USP), do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-ECA) e do grupo de pesquisa  Iconomia (CTR-ECA-USP). As atividades serão transmitidas pela internet.

Os debates serão transmitidos pelo IPTV e, de acordo com o professor Schwartz, haverá comunicação online com o público.