Eva Blay fala sobre gênero ao "Diversidade em Ciência"

01/07/2017 14:00
01/07/2017 15:00

No Diversidade em Ciência que vai ao ar neste sábado, 1º de julho, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), entrevista a socióloga Eva Alterman Blay, considerada uma das pioneiras nos estudos de gênero no Brasil. Durante o programa, a estudiosa tratará de sua trajetória enquanto pesquisadora no campo do feminismo e da necessidade de se implantarem cada vez mais disciplinas sobre gênero nos cursos da USP.

Eva Blay é considerada a responsável pela introdução dos estudos de gênero como temática da graduação e da pós-graduação da USP. Atualmente, é professora titular sênior da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e coordena o USP Mulheres, escritório da Universidade ligado à ONU Mulheres, criado para tratar os casos de violência contra mulheres no âmbito acadêmico, bem como para conscientizar a comunidade universitária sobre o tema.

A socióloga foi, ainda, a primeira presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo, entre 1983 e 1985, bem como senadora da República, entre 1992 e 1995. É autora dos livros As prefeitas: a participação política da mulher no Brasil (Editora Humanitas), Assassinato de mulheres e direitos humanos (Editora 34), Gênero e Universidade (Editora Nemge/USP) e organizadora da obra 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile (Edusp).

Foto: Ricardo Alexino Ferreira

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo site.

Serviço:

Data: 1º de julho