Fapesp recebe primeiro dia do ciclo "50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil"

09/08/2013 08:30
09/08/2013 18:00

Conforme divulgado na última semana, a Fapesp e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) realizam o ciclo de conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo, com duas etapas. A primeira delas ocorre às sexta-feiras, de 9 a 30 de agosto, na Fapesp, com trabalhos do século 20. A segunda, com apresentação de trabalhos do século 21, acontece na ECA também às sextas-feiras entre os dias 13 de setembro e 4 de outubro.

Na sexta-feira, 9 de agosto, o evento será aberto às 9h com a inauguração. A partir das 10h começam as primeiras conferências.

O professor José Marques de Melo, um dos fundadores da ECA, apresenta a Introdução: 50 anos de Ciências da Comunicação no Brasil. Em seguida, o professor Norval Baitello Junior, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, expõe Estratégias da Fapesp para fortalecer as pesquisas em comunicação. A professora Marialva Barbosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falará sobre a Institucionalização da Pesquisa no Brasil: o papel da Intercom. Finalizando a parte da manhã, a professora Maria Cristina Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), apresenta Rumo ao cinquentenário da ECA-USP: Projeto Memória (1966-2016).

No período da tarde haverá duas sessões. A primeira, das 13h às 15h será mediada por Carlos Vogt, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e contará com quatro apresentações de 30 minutos. A primeira será de Marialva Barbosa sobre a obra Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda. Em seguida, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, da ESPM, apresenta Literatura e Sociedade, de Antonio Candido. Maria Cristina Gobbi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresenta O folclore de uma cidade em mudança, de Florestan Fernandes e, por fim, o professor Luiz Milanesi, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) expõe a obra Homem, cultura e sociedade, de Egon Schaden

A partir das 15h30 inicia-se a segunda sessão, moderada por Anamaria Fadul, da Intercom. Cristina Schmidt, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), apresenta O campesinato brasileiro, de Maria Isaura Pereira de Queiroz. José Luiz Proença, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) mostra a obra Assimilação e integração dos japoneses no Brasil, de Hiroshi Saito. Antonio Costella, do Museu da Xilogravura, fala sobre o trabalho O livro, o jornal e a tipografia no Brasil, de Carlos Rizzini. Adolpho Queiroz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresenta A propaganda antiga, de José Roberto Whitaker Penteado. O primeiro dia de conferências encerra-se com Osvando de Moraes, da Intercom, apresentando a obra Cultura brasileira, de Alfredo Bosi.

Mais informações no telefone (11) 3838-4394.

Data: 9 de agosto
Horário: 8h30 às 18h
Local: FAPESP - Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto
(Rua Pio XI, 1500, Lapa, São Paulo).