Grupo de pesquisa do CTR exibe e analisa filme de Godard

29/04/2019 18:30
29/04/2019 21:00

O grupo de pesquisa História da experimentação no cinema e na crítica (HECC) formou-se em 2005 com o objetivo de discutir as novas formas de fazer cinema – daí o nome experimentação – e sua relação com a história da crítica. Desde então, já realizou diversos eventos para análise de filmes fora do círculo comercial, que não se encaixam no perfil blockbuster.

No dia 29 de abril, o HECC exibirá mais uma obra para fins de análise: o filme Imagem e Palavra (Le Livre d’image, título original), de Jean-Luc Godard. Além da projeção, outras atividades estão previstas para contemplar o objetivo de pesquisa do grupo.

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Dalila Martins, fará uma análise crítica do filme, seguida de comentários pelos também doutorandos Anna Karinne Ballalai e Mario Sagayama. Em seguida, o cineasta Geraldo Blay mediará um debate com Rubens Machado Jr, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).
 
O filme de Godard foi lançado em 2018 no Festival de Cannes e tem 84 minutos de duração. Segue a sinopse:

“Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe de como são percebidas pelo mundo ocidental.”


Foto: Reprodução

Serviço
Projeção, análise e debate do filme Imagem e Palavra, de Godard

Data: 29 de abril
Horário: 18h30
Local: Auditório B, 1º andar - CTR (Prédio 3)