"III Seminário de Pesquisa" acontece na ECA

16/05/2012 14:00
18/05/2012 16:00

Entre os dias 16 e 18 de maio, acontece o III Seminário de Pesquisa da ECA. Promovido pela Comissão de Pesquisa da Escola, o evento tem por objetivo incentivar a pesquisa na Unidade, a partir da apresentação das pesquisas de pós-doutorados e docentes da ECA, além de pós-doutorandos e Grupos de Pesquisa.

A terceira edição do Seminário ainda conta com uma novidade. Pela primeira vez, docentes que realizaram pós-doutorados em instituições estrangeiras apresentarão suas pesquisas no evento.

Segundo a professora Maria Cristina Castilho Costa, presidente da Comissão de Pesquisa, a realização do Seminário é uma oportunidade para que se dê visibilidade e entenda-se a pluralidade e multimodalidade das pesquisas da ECA. “O maior desafio da ECA é entender a pesquisa de um ponto de vista plural. Nós temos este sentido mais amplo da palavra pesquisa”, explica Cristina. O Seminário é o momento em que se afirma a importância de pesquisas artísticas, instrumentais e criativas, tanto quanto as exclusivamente teóricas e científicas.

Assista ao vídeo da professora Maria Cristina, presidente da Comissão de Pesquisa.

O evento, que conta com a abertura do professor Eduardo Peñuela, com a palestra A pesquisa nos entremeios da arte e da comunicação, transmitida ao vivo pelo IPTV-USP, será organizado a partir de 14 mesas discussão, distribuídas ao longo dos três dias. As mesas reunirão os mais diversos temas, como teatro, música, jornalismo, humor, cinema e meios eletrônicos, dividindo-se  entre  docentes, pós-doutorandos e grupos de pesquisa.

Durante o evento, haverá também o lançamento oficial do Catálogo sobre a pesquisa realizada na ECA em 2011 pelos docentes e Grupos de Pesquisa. De acordo com a professora Maria Cristina, esta é uma iniciativa inédita para o registro de Grupos de Pesquisa, representando, inclusive, um método interessante para o relatório de suas atividades.

O III Seminário consolida  o crescimento e a visibilidade das pesquisas produzidas pela Escola, como desdobramento dos eventos anteriores voltados à pesquisa. “A pesquisa na ECA está se tornando um elemento bastante importante”, conclui Maria Cristina Costa.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Data: de 16 a 18 de maio
Local: Auditório Lupe Cotrim (Prédio Central, 1º andar )