"IV Jornada das Licenciaturas da USP" acontece na ECA

10/05/2012 09:00
11/05/2012 21:30

Nos dias 10 e 11 de maio a ECA sedia a IV Jornada das Licenciaturas da USP. O evento, promovido pela Comissão Interunidades das Licenciaturas (CIL) da USP, tem o tema Formação de professores e compromisso da USP com a Educação Pública e será um momento de discussão e reflexão interna da Universidade sobre os aspectos e dificuldades que permeiam as licenciaturas da USP e a busca por soluções comuns.

Segundo Paulo Takeo Sano, o tema da Jornada vai ao encontro de discussões que já se faz internamente nas licenciaturas, quanto à qualidade da formação de professores oferecida pela USP e qual o seu engajamento com a educação pública.

Assista a entrevista com Paulo Sano:

Para Paulo, a Jornada também é um momento importante para a integração das diversas licenciaturas da USP, que constituem uma grande heterogeneidade. A escolha da ECA como sede é um ponto positivo neste contexto, pois as licenciaturas da Escola apresentam características bastante particulares. “O contexto das licenciaturas das artes é bem interessante, pois traz à tona a diversidade que a Universidade possui. Nós formamos professores nas mais diferentes áreas, atuando com diferentes materiais”, diz. Ele ainda explica que a realização do evento na ECA chama a atenção para uma realidade de licenciatura que não corresponde à imagem padrão que se tem das licenciaturas.

O evento também será palco para avaliação do processo de implantação do Programa de Formação de Professores da USP, iniciado em 2006. A reflexão será fomentada por mesas de discussão, grupos temáticos e painéis que retratarão experiências de docentes, alunos e ex-alunos das licenciaturas com a educação pública.

Confira aqui a programação completa.

A IV Jornada das Licenciaturas da USP gerará novas propostas para a formação de professores na USP, as quais serão apresentadas ao fim do evento e, depois, encaminhadas para discussão interna nas licenciaturas e na CIL.

Data: 10 e 11 de maio
Horário: das 9h às 21h30