Joel Zito Araújo no "Diversidade em Ciência"

21/11/2015 14:00

O cineasta das questões étnicas e do "cinema negro", Joel Zito Araújo, é o entrevistado do programa radiofônico de entrevistas "Diversidade em Ciência" (Rádio USP-FM, 93,7). A entrevista vai ao ar no  dia 21 de novembro, sábado, às 14 horas. Durante o programa ele fala como o cinema aborda as questões étnicas, sobre os seu filmes e novos projetos.

Joel Zito Araújo, que também é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, já recebeu mais de 15 prêmios pelos seus 13 filmes entre documentários e ficção. O documentário "A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira", resultado de sua tese de doutorado, teve grande repercussão no Brasil e em vários países. Ganhou cinco prêmios nacionais e foi selecionado em 18 festivais internacionais.

O filme de ficção "As filhas do vento", que tem quase todo o elenco constituído de atrizes e atores negros como Ruth de Sousa, Léa Garcia, Taís Araújo, Milton Gonçalves, Maria Ceiça, Thalma de Freitas, Zózimo Bulbul, dentre outros, ganhou cinco prêmios em festivais brasileiros, dentre eles o 36º Festival do Cinema de Gramado. Também foi selecionado nos principais festivais internacionais de cinema.

O "Diversidade em Ciência" é um programa de entrevistas com pesquisadores do campo das Ciências da Diversidade da USP e de outras instituições de ensino e pesquisa. O programa, que tem como slogan "Discriminação é falta de conhecimento", tem direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio João Carlos Megale. 

                  

Serviço

Data: 21/11

Horário: 14h

Local: Rádio USP-FM, 93,7