Marcus Bastos participa de evento do Itaú Cultural

08/07/2017 20:00

No dia 8 de julho, Marcus Bastos, professor do Departamento de Artes Plásticas (CAP), participará da 11ª edição do evento On_Off - Experiências em Live Image, promovido pelo Itaú Cultural, cujo intuito é dialogar com espetáculos que trabalhem o som, a imagem e a edição ao vivo de maneiras experimentais. O festival acontece entre os dias 6 e 9 deste mês, de quinta à sábado, às 20h e no domingo, às 19h, no espaço da instituição.

Na performance Incertezas, Marcus Bastos divide espaço com o artista multimídia Dudu Tsuda, trazendo, através da oscilação e dos contrastes de luminosidade, dilemas de "um tempo de posições exacerbadas", ao explorar "a distância que separa os registros sonoros e visuais a partir de seus extremos" em um "mundo de violência, excessos e conservadorismos em palavras, sons, luz, fumaça e imagens em movimento". A credibilidade daquilo que se vê é posta em xeque e "reflete a incerteza de nosso tempo presente e futuro".

De forte inspiração colaborativa, essa edição do evento reúne ainda outras duplas de artistas, que apresentaram performances pensadas ou renovadas especialmente para o festival: além de Marcus Bastos e Dudu Tsuda, estão na programação as apresentações Electric Ladies and The Cooking Orchestra: Feeding Audiovisual Performance, com Kasia Justka e Paola Barreto; Ouroboros | Buraco de Minhoca, de Bianca Turner e Astronauta Mecânico (Veruscka Girio) e Excutas, com Felipe Julián e Sandra Ximenez. Também, compõem o evento as individuais Kathodd, Aftershock, Dust Seismik, do artista multidisciplinar Herman Kolgen. O restante da programação pode ser conferido aqui.

Foto: Transmediale

Marcus Bastos é professor da ECA e da PUC-SP. Escreveu os livros Limiares das Redes Cultura da Reciclagem, além de organizar diversos outros títulos. Foi curador de várias mostras, como a Ruído, Arte.mov e a Geografia Celulares, além de ter participado de festivais e exposições voltados à exploração das linguagens eletrônicas.

Serviço:

Data: 8 de julho

Horário: 20h

Local: Espaço Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, São Paulo)