Novo episódio de ‘Diversidade em Ciência’ aborda o cinema negro

13/10/2018 14:00
13/10/2018 15:00

A próxima edição da coluna semanal Diversidade em Ciência, da Rádio USP, traz o professor Celso Luiz Prudente para falar sobre as origens e o desenvolvimento histórico do cinema negro. Comandado pelo professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), o novo episódio vai ao ar às 14h do próximo sábado, dia 13 de outubro.

Professor da UFMT, Celso Prudente estuda as relações entre o negro e o cinema. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Autor de diversas obras que discutem o cinema negro, como Barravento: o negro como possível referencial estético do Cinema Novo de Glauber Rocha e o mais recente Cinema negro, aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente, Celso é pós-graduado pela Faculdade de Educação (FE) da USP e atua principalmente nos campos do cinema e da antropologia. Atualmente, o professor ministra aulas na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) estuda a antropologia das populações afro-brasileiras.

A conversa com o cineasta acontece poucos meses após o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da USP ter nomeado seu primeiro chefe de departamento negro. Durante a entrevista, o docente irá falar do cinema negro como um gênero cinematográfico e também abordará o processo histórico de composição e desenvolvimento dessa categoria.

O programa

No ar desde 2015, o Diversidade em Ciência é um programa semanal de entrevistas vinculado à Rádio USP. Voltado exclusivamente para a divulgação científica nas áreas das ciências das diversidades e direitos humanos, a coluna é idealizada pelo professor Ricardo Alexino Ferreira, que também é autor de diversos estudos sobre questões raciais na mídia.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.