O fim do mundo no cinema é tema de palestra no CTR

09/04/2019 18:00
09/04/2019 21:00

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) recebe no dia 9 de abril, terça-feira, a palestra Visões do (fim do) mundo: o cinema e as dimensões do planeta, com o professor Tiago de Luca, da Universidade de Warwick, no Reino Unido. O evento acontece às 18h, no Auditório A do CTR e é uma iniciativa do LAICA – Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual.

Durante o encontro, o pesquisador irá abordar como o planeta Terra foi visualizado e imaginado no cinema em dois momentos históricos distintos: as viradas do século XX e XXI. Atualmente, mais de cem anos após o surgimento do cinema, a ideia de captar imagens do mundo reapareceu, na visão do palestrante, como uma preocupação fundamental em uma tendência audiovisual contemporânea, vinculada a figuras e mitologias do fim do mundo. Para melhor compreender esse fenômeno, de Luca irá analisar o filme Homo Sapiens (Nikolaus Geyrhalter, 2016), documentário composto exclusivamente de imagens de lugares abandonados.

Tiago de Luca é o autor de Realism of the Senses in World Cinema: The Experience of Physical Reality (2014) e o co-organizador, com Nuno Barradas Jorge, de Slow Cinema (2016).

Cena do filme Homo Sapiens, de Nikolaus Geyrhalter, que será abordado na palestra. Foto: Nikolaus Geyrhalter Filmproduktion

Serviço:
Palestra Visões do (fim do) Mundo: o cinema e as dimensões do planeta

Data: 9 de abril
Local: Auditório A - CTR (Prédio 4)