Pianista Philipp Scheucher toca Stravinsky em concerto na BBM

10/04/2019 12:30
10/04/2019 13:30

A ECA promove no dia 10 de abril, quarta-feira, às 12h30, mais um concerto da Série Internacional de Música USP (SIM-USP). Na ocasião, o pianista austríaco Philipp Scheucher apresenta-se em concerto solo na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), na sala de música Villa-Lobos. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

O jovem pianista, de apenas 26 anos, é premiado, desde a infância, em renomadas competições de piano, vencendo cinco vezes a competição austríaca Prima la Música e vários outros prêmios: por exemplo, o Münchner Klavierpodium, na Alemanha, o Zlatko Grgošević, em Zagreb (Croácia), e o Concurso Ricard Viñes em Lleida (Espanha). Mais recentemente, suas conquistas incluem o segundo prêmio no 13º Concurso Internacional de Piano UNISA, na África do Sul, e seis prêmios na Pianale Academy, na Alemanha, em 2017. No ano passado, foi um dos dez jovens pianistas emergentes a tocar na Honens International Piano Competition, no Canadá.

Philipp Scheucher apresenta-se regularmente nas salas de concerto mais importantes da Europa, como a Musikverein de Viena, Gewandhaus de Leipzig, a Herkules-Saal de Munique e o Konzerthaus de Berlin. No concerto da Biblioteca Mindlin, Scheucher apresenta Suíte do Pássaro de Fogo (1910), de I. Stravinsky, Sonata quasi fantasia op. 15, de Z. Erfurt, e Quadros de uma Exposição, de M. Mussorgsky.

Premiado músico austríaco é próximo convidado da Série Internacional da Música USP. Foto: Christian Jungwirth

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos serão mensais e acontecem até o mês de novembro na sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, por exemplo, Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas.

A série é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música (CMU).

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Concerto de Philipp Scheucher

Data: 10 de abril
Horário: 12h30
Próximas datas: 15 de maio, 12 de junho, 7 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro e 6 de novembro, sempre às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP)