Primeira etapa do 28º SIICUSP traz panorama da iniciação científica da ECA

20/10/2020 14:00
24/10/2020 18:00

Evento acontece de forma virtual de 20 a 23 de outubro, com diversas sessões de apresentação das pesquisas realizadas por estudantes de graduação da Escola

 

De 20 a 23 de outubro a ECA participa da primeira etapa do 28ª Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), cujo objetivo é divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. Ao longo de quatro dias, serão apresentadas, em sessões on-line, todas as pesquisas de iniciação científica que vêm sendo desenvolvidas pelos estudantes da Escola. 

Desde 2014, o Simpósio é composto de duas fases. Na primeira, cada unidade, ou grupo de unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que seleciona os trabalhos de maior destaque para a segunda fase, a Etapa Internacional, que nesta edição está prevista para março de 2021. Nessa fase, participam estudantes de todas as áreas do conhecimento, incluindo alunos de universidades estrangeiras cujos projetos foram selecionados por comitês de sua instituição de ensino. No ano passado, seis estudantes da ECA tiveram suas pesquisas selecionadas para a Etapa Internacional.

logo siicusp

O evento é aberto a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Todas as sessões serão transmitidas ao vivo, a partir das 14h, no canal da ECA no Youtube

Confira a programação completa:

 

DIA 1: 20 de outubro, terça

14h-14h25: Abertura

14h30-15h40: Sessão 1

  • Um estudo da plataforma Globoplay no cenário de internacionalização de gêneros/formatos (2015-2020): coleta e classificação de dados. Aluna: Tainah Figueiredo Barata (CCA). Orientadora: Maria Cristina Palma Mungioli
  • Mediação teatral na escola: do espectador ao jogador. Aluna: Jady Salviano Bonifacio (CAC). Orientadora: Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
  • Rubens Gerchman - arte, cultura e política no Brasil, 1960-1970. Aluno: Caio Vinicius Bonifacio (CAP). Orientadora: Sonia Salzstein Goldberg

15h45-16h55: Sessão 2

  • Comunicação integrada: estudo descritivo das suas aplicações na produção científica e nas agências e assessorias de comunicação no contexto brasileiro. Aluna: Mariana Araujo Rodrigues Chapouto Lopes (CRP). Orientadora: Margarida Maria Krohling Kunsch
  • Inovação audiovisual e a voz política em Let England Shake, Biophilia e Lemonade. Aluno: Fernando Paes de Oliveira Chaves Guimarães (CTR). Orientadora: Cecilia Antakly de Mello
  • A Ilustração de William Blake: Análise da relação entre imagem e textoem Songs of Innocence and of Experience. Aluna: Isabela Ferreira Loures (CAP). Orientadora: Sonia Salzstein Goldberg

17h00-18h10: Sessão 3

  • Jornalismo televisivo e redes sociais: uma análise do programa "Combate ao Coronavirus" da TV Globo. Aluno: Jonas Ribeiro de Santana (CJE). Orientador: Luiz Fernando Santoro
  • Design e análise semiótica de cinco imagens compartilhadas no Whatsapp durante as eleições presidenciais de 2018 no Brasil. Aluna: Luisa Vasconcellos Rodrigues (CCA). Orientadora: Irene de Araujo Machado
  • Luiz Gonzaga: a voz de um povo. Aluno: Rafael César Leite da Silva (CMU). Orientador: Rogério Luiz Moraes Costa

 

DIA 2: 21 de outubro, quarta

14h00-15h10: Sessão 4

  • A dinâmica de negócios no mercado de agências de viagens e turismo segundo publicações do periódico especializado Panrotas. Aluna: Caroline Vasconcelos da Paixao (CRP). Orientadora: Debora Cordeiro Braga
  • Você já foi um beatnik: Conflito Geracional e Rock & Roll no Cinema Russo. Aluno: Paulo de Mello Calderaro (CTR). Orientadora: Cecilia Antakly de Mello
  • Onisciente (Netflix): Vigilância e Capitalismo. Aluna: Julia Monteiro Segadas Vianna (CCA). Orientadora: Maria Immacolata Vassallo de Lopes

15h15-16h25: Sessão 5

  • Radamés Gnattali: o Divertimento para Flauta em Sol e Cordas - um estudo técnico-interpretativo e uma breve história da flauta em sol no Brasil. Aluno: Victor Gabriel Ferreira (CMU). Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
  • Memória da cena paulista: o acervo de Gianfrancesco Guarnieri. Aluno: Gabriel Henrique Furtunato Silva (CAC). Orientadora: Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
  • A tecnologia da informação em bibliotecas escolares: aproximações sobre busca e apropriação. Luma Pereira de Almeida (CBD). Orientadora: Ivete Pieruccini

16h30-17h40: Sessão 6

  • A polarização política e as telenovelas nacionais em 2018. Aluna: Leticia Stamatopoulos (CCA). Orientadora: Maria Immacolata Vassallo de Lopes
  • Atravessamento: a Revista Provoke e o sujeito em trânsito. Aluna: Maria Fernanda Miguel Colus (CAP). Orientador: Joao Luiz Musa
  • Sonhos, narrativa do amadurecimento e autonomia da personagem feminina em Piquenique na Montanha Misteriosa e As Virgens Suicidas. Aluna: Malu de Castro Oliveira Lima (CTR). Orientador: Cristian da Silva Borges

 

DIA 3: 22 de outubro, quinta

14h00-15h10: Sessão 7

  • Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: mapeando aplicativos de moda - funcionalidades e lógicas. Aluno: Keise Santos Novaes (CRP). Orientador: Eneus Trindade Barreto Filho
  • Um estudo empírico da teoria da recepção no campo das artes cênicas: análise de Stabat Sater, de Janaína Leite. Aluno: Pedro Henrique Chaves Bueno (CAC). Orientador: Antônio Carlos de Araújo Silva
  • Apologia ao crime ou liberdade de expressão? O olhar do judiciário brasileiro sobre o debate público da legalização da maconha na internet. Aluno: Luccas de Almeida Nunes (CJE). Orientador: Vítor Souza Lima Blotta

15h15-16h25: Sessão 8

  • Diferentes formatos de representação da realidade. Aluna: Carolina Eiras da Silva Pinto (CAP). Orientadora: Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
  • Transgressão e Arte: Chiquinha Gonzaga, Flávio de Carvalho e Hélio Oiticica. Aluna: Beatriz da Silva Perellon (CCA). Orientadora: Maria Cristina Castilho Costa
  • O diálogo com as artes plásticas em Terra em Transe, de Glauber Rocha. Aluna: Julia Ribeiro Correa Neves (CTR). Orientador: Mateus Araújo Silva

16h30-17h40: Sessão 9

  • Acervos de vídeo na literatura da Biblioteconomia e da Ciência da Informação: a  presença do profissional da informação nas videolocadoras. Aluna: Ana Rebecca Bartelt da Silva (CBD). Orientador: Marivalde Moacir Francelin
  • Estudo e registro fonográfico da obra pianística de Alexandre Levy. Aluno: Adriano Guilhen Bastoge Ferreira (CMU). Orientador: Eduardo Henrique Soares Monteiro
  • A censura às artes na atualidade: prospecção e análise de notícias veiculadas na mídia virtual. Aluno: Pedro Antonio Britto de Oliveira (CCA). Orientador: Maria Cristina Castilho Costa

 

DIA 4: 23 de outubro, sexta

14h00-15h10: Sessão 10

  • A visualização de dados do Direito Tributário. Aluno: Rafael Sena da Conceição (CBD). Orientador: Francisco Carlos Paletta
  • Barbie: Moda e Magia: Uma análise teórica do filme e suas implicações no mundo comtemporâneo. Aluna: Jessica de Alcantara Camelo (CAP). Orientadora: Giselle Gubernikoff
  • Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: mapeando aplicativos de alimentos - funcionalidades e lógicas. Aluno: João Vítor Juliano de Oliveira (CRP). Orientador: Eneus Trindade Barreto Filho

15h15-16h25: Sessão 11

  • Iniciativas de leitura do individual ao coletivo: Leia Mulheres e o fenômeno dos clubes de leitura em São Paulo. Aluna: Stéphanie Laís Roque Lopes (CJE). Orientador: Thiago Mio Salla
  • Mídia Ninja no Instagram: Jornalismo ou Midiativismo? Aluno: Leonardo David Dias Cruz (CCA). Orientadora: Roseli Aparecida Figaro Paulino
  • Por uma musicologia mais abrangente: percepção e análise formal de obras musicais de seis compositoras brasileiras dos séculos XX e XXI. Aluno: Danilo Aparecido do Carmo Alves (CMU). Orientadora: Adriana Lopes da Cunha Moreira

16h30-18h05: Sessão 12

  • Amplição do conceito de "livro-reportagem-depoimento" a partir de entrevistas com pentecostais e neopentecostais paulistanos. Aluno: Lázaro Valverde Campos Junior (CJE). Orientador: Marcos Antonio Zibordi
  • A relação entre a linguagem circense contemporânea e a ocupação de espaços urbanos da cidade de São Paulo. Aluno: Breno Gama Furini (CAC). Orientador: Antônio Carlos de Araújo Silva
  • Entre imprensa e cinema: o pensamento feminista na ditadura civil-militar. Aluna: Nayla Tavares Guerra (CTR). Orientador: Eduardo Victorio Morettin
  • Distribuição espacial dos produtos das agências de turismo receptivo da cidade de São Paulo (Brasil) e descrição dos city tours e passeios temáticos ofertados. Aluno: Daniel de Barros Gomes (CRP). Orientadora: Debora Cordeiro Braga