Professor do CJE organiza evento sobre José Saramago

18/09/2019 08:45
18/09/2019 17:20

No dia 18 de setembro, o professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Jean Pierre Chauvin, organiza e participa do evento 30 Anos de ‘História do Cerco de Lisboa’, de José Saramago, no Instituto de Estudos Avançados (IEA).

Aproveitando da comemoração dos 30 anos da publicação do livro do escritor português, o evento reúne pesquisadores para discutir a obra – importante por ser a última da primeira fase literária de Saramago – sob diferentes perspectivas. Além de convidados da USP, há também participação de docentes da UNESP e da UNIFESP. A programação completa pode ser consultada no site do IEA.

Segue abaixo um resumo da obra:

‘História do Cerco de Lisboa’ narra a história de um revisor que resolve alterar o texto de um livro de história em que está trabalhando, acrescentando um “não” na frase que dizia que os cruzados concordaram em ajudar o rei português a tomar a cidade que estava sob o domínio quase milenar dos mouros.

Descoberto o erro, a casa publicadora acrescenta uma errata aos exemplares distribuídos, sem maiores consequências, mas a responsável por acompanhar o trabalho dos revisores da editora desafia o personagem a reescrever a história do cerco sob essa sua nova ótica, enquanto vai surgindo um envolvimento romântico entre os dois. Duas histórias em paralelo passam a ser narradas, a segunda delas assumindo o caráter de romance histórico, ainda que subvertido.

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo. Para fazer a inscrição, clique aqui.

O Cerco de Lisboa pelo olhar do pintor Alfredo Roque Gameiro, de 1917. Imagem: Reprodução/ Wikimidia Commons

Serviço:
30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago

Data: 18 de setembro
Horário: 8h45 às 17h20
Local: Sala Alfredo Bosi - Instituto de Estudos Avançados (Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária)