Professora do CCA lança livro sobre mudanças no trabalho do jornalista

15/08/2013 18:30
15/08/2013 21:00

A professora Roseli Figaro, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), lança, no dia 15 de agosto, o e-book As mudanças no mundo do trabalho do jornalista, em parceria com Cláudia Nonato e Rafael Grohmann, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), coordenado pela professora. O prefácio e o posfácio da obra são assinados por José Marques de Melo, um dos docentes fundadores da ECA.

 A programação prevê um bate-papo com os autores às 18h30 e uma sessão de autógrafos às 19h30. Entrada gratuita. O e-book será lançado pelo selo Salta, da editora Atlas.

 

 

O livro marca encerramento da pesquisa O perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo: um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista profissional em São Paulo, trabalho coletivo realizado entre 2009 e 2012 pelos pesquisadores do CPCT, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

No capítulo principal, o livro apresenta um texto escrito pela própria organizadora, que coordenou toda a pesquisa empírica, combinando métodos quantitativos e procedimentos qualitativos, para oferecer uma visão panorâmica das relações ocupacionais nos espaços em que atuam os jornalistas na contemporaneidade.  As nuances dessas mudanças estão expostas nos dois capítulos posteriores: Claudia Nonato focaliza o segmento dos jornalistas sindicalizados em São Paulo, concluindo que o sindicato perdeu a natureza sedutora ainda vigente no início dos anos 70; e, ao mesmo tempo, discute as atitudes das novas gerações frente ao cotidiano profissional. Na linha de estudos de recepção, Rafael Grohmann busca compreender quais os produtos culturais preferidos pela categoria. E, por fim, está um relatório elaborado e apresentado, em 1972, pelo também professor da ECA, Jair Borin, no 14º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado na cidade de São Paulo. A pesquisa serve como comparação entre o perfil dos jornalistas daquela época e os de hoje.

A obra é recomendada para estudantes e profissionais da área de comunicação, e oferece estudos práticos do cotidiano do jornalista e do comunicador. É também leitura complementar para disciplinas que abrangem as áreas de Comunicação/Jornalismo e para programas de pós-graduação em Comunicação Social.
 

Mais informações no email comunicacaoetrabalho@gmail.com

Data: 15 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo)