Religiões afro-brasileiras é o tema do "Diversidade"

16/04/2016 14:00

No  Diversidade em Ciência,  do dia 16/4, sábado, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA),  entrevista o antropólogo Vagner Gonçalves da Silva, professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Ele também é coordenador da pesquisa “Religiões afro-brasileiras e cultura nacional: uma abordagem em hipermídia”.

Durante a entrevista, Vagner irá falar sobre as religiões de matrizes africanas como o Candomblé e a Umbanda no contexto urbano e moderno de São Paulo. Também irá abordar como se dão as relações raciais nos terreiros de Candomblé de São Paulo, mostrando como as comunidades religiosas reproduzem ou invertem os modelos de relação raciais presentes na sociedade brasileira.

Vagner também irá apresentar os seus estudos histórico-antropológicos sobre a formação do Candomblé e da Umbanda nas relações estruturais existentes entre as matrizes do catolicismo popular e as religiões indígenas e africanas. Segundo ele, esses fenômenos permitem uma compreensão do processo de formação das religiões afro-brasileiras como um diálogo real e dinâmico para além das teorias do “sincretismo” ou do “disfarce”.

O antropólogo Vagner Gonçalves da Silva é autor dos livros Exu: o guardião da casa do futuro (Editora Pallas); Candomblé e Umbanda: caminhos da devoção (Editora Summus/Selo Negro); Orixás da metrópole (Editora Vozes); O antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre as religiões afro-brasileiras (Editora Edusp).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP

Mais informações sobre Vagner da Silva podem ser obtidas pelo link  http://www.fflch.usp.br/da/vagner/

Texto: Ricardo Alexino Ferreira
Foto: João Carlos Megale