Seminário de Pesquisa aborda cinema, história e televisão

26/02/2015 14:00

O primeiro seminário de pesquisa de 2015, parte integrante das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, será realizado no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 14h, no auditório Lupe Cotrim,  1º andar do Prédio  Central.

Neste ano, os seminários serão dedicados às relações entre cinema, televisão e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar (1964 – 1985), analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos.

Título: "Um Brasil caleidoscópico nos filmes de Arthur Omar (anos 1980)"
Expositora: Rosane Kaminski  (docente, UFPR)

Título: "Entre a ficção e o documentário: as estratégias estéticas dos filmes sobre a ditadura militar brasileira."
Expositora: Cristiane Freitas Gutfreind (docente, PUC/RS)

As palestras serão transmitidas pelo IPTV em http://iptv.usp.br/portal/home.action