Seminário reúne grupos de pesquisa da ECA e da PUC Minas para debater narrativas do audiovisual contemporâneo

16/10/2020 16:00
16/10/2020 18:00

Ao longo de dois encontros, pesquisadores dos grupos MidiAto e Mídia e Narrativa analisarão produções que refletem sobre temas atuais, com destaque para filmes realizados na pandemia

 

Nos dias 16 e 30 de outubro, das 16h às 18h, os grupos de pesquisa MidiAto, da ECA, e Mídia e Narrativa, da PUC-Minas, se encontram em debates on-line e abertos ao público no I Seminário Intergrupos da Rede Metacrítica: MidiAto e Mídia e Narrativa. O evento discutirá as narrativas do audiovisual contemporâneo, trazendo análises de seus integrantes sobre produções que abordam temas da atualidade, com destaque para filmes realizados no contexto da pandemia. 

O primeiro encontro abordará o tema "Cinema e Trabalho", com a participação dos coordenadores dos grupos, Rosana Soares e Marcio Serelle, debatendo o documentário de Marcelo Gomes, Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019). Ao apresentar uma pequena cidade do Agreste pernambucano que é considerada a capital nacional do jeans, o filme mostra uma faceta do capitalismo moderno e como alguns habitantes aproveitam as brechas existentes para transgredi-lo. 

 

Close de Grace Passô em cena do filme República

A atriz e diretora Grace Passô em cena do filme República (2020).

 

No segundo dia, o tema “Narrativas contra-hegemônicas no contexto pandêmico” será discutido a partir das apresentações de Glaura Cardoso, Caio Túlio Padula Lamas, Eduardo Paschoal e Thiago Siqueira Venanzoni, membros dos dois grupos de pesquisa. Os pesquisadores apresentarão reflexões sobre diversas obras, como o documentário Auto de Resistência (2018), de Lula Carvalho e Natasha Neri, a ficção República (2020), de Grace Passô, e cinco curta-metragens produzidos por moradores da periferia de São Paulo para a Mostra Curta em Casa, parceria entre a SPCine e o Projeto Criar. 

Para conhecer os resumos das apresentações dos pesquisadores e saber como ter acesso aos filmes, clique aqui

O evento é aberto ao público. Os interessados em participar devem se inscrever por meio deste formulário