Seminário sobre o cineasta Ruy Guerra acontece na ECA

04/04/2019 14:30
04/04/2019 16:30

A ECA realiza o seminário de pesquisa Ruy Guerra: o cineasta viajante, com a professora Vavy Pacheco Borges. Vavy é historiadora e escreveu a biografia sobre o cineasta, intitulada Ruy Guerra: paixão escancarada, pela Editora Boitempo. O livro é dedicado tanto à vida do cineasta como também aos filmes, à dramaturgia e às canções. O evento ocorre no dia 4 de abril, às 14h30, na sala Egon Shaden, localizada no Prédio Central.

Ruy Guerra e Gabriel García Márquez na filmagem de Erendira, no Mexico, em 1982. Foto: Site oficial

Ícone do Cinema Novo, o cineasta Ruy Guerra é um marco na cinematografia brasileira. Nascido em Moçambique, em 1931, viveu pessoalmente fatos políticos e culturais marcantes da segunda metade do século XX. No início da década de 1950, estudou em Paris no Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC) – escola que formou diversos cineastas franceses como Alain Resnais, por exemplo. No final dos anos 1950, aos 30 anos, Ruy veio para o Brasil e viu de perto a irrupção da bossa nova no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que ia se aproximando de cineastas como Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Leon Hirszman.

Serviço:
Seminário Ruy Guerra: o cineasta viajante
Data: 4 de abril
Local: Sala Egon Schaden, 1º andar - Prédio Central (Prédio 1)