SNCT tem o tema 'Ciência para a Redução das Desigualdades'

17/10/2018 12:00
18/10/2018 13:30

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de tema Ciência para a Redução das Desigualdades, terá palestras com a participação de professores da ECA, nos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório István Jancsó na Biblioteca Brasiliana, às 12h, com entrada gratuita.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove discussões sobre ciência em todo o país. Foto: Divulgação/SNCT

No dia 17, Eduardo Monteiro, diretor da ECA, fará a abertura do evento, cujo tema central é a Presença e contribuição de mulheres para o avanço da ciência. A palestrante principal é Mônica Lopes Ferreira, pesquisadora  do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS), formada pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que discutirá sobre a participação da mulher na pesquisa científica. Além disso, o evento conta com a presença do movimento USPMulheres, o coletivo Bate Papo Com Netuno de pesquisadoras do Instituto Oceanográfico (IO-USP) e a organização Meninas Com Ciência também do IO.

O tema Presença e contribuição de afrodescendentes para o avanço da ciência no Brasil será apresentado no dia 18 pelo palestrante Pedro Jaime, do Centro Universitário FEI, participante do Núcleo Humanidades da ESPM e autor do livro Executivos Negros. Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial, que aborda o tema. Ademais, o docente Ivan Siqueira, do Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA e Coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb-USP) também ministrará a palestra. O evento terá a participação especial do professor Kabengele Munanga, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), um pesquisador renomado sobre o assunto.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre anualmente em outubro desde 2004 coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com o apoio de secretarias, escolas e instituições públicas em todo Brasil para promover o evento. O principal objetivo é aproximar a ciência e suas implicações sociais à população, com uma linguagem acessível e meios inovadores.

O evento terá transmissão ao vivo pelo site do evento.

Serviço
ECA na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com o tema Ciência para a Redução das Desigualdades
Data: 17 e 18 de outubro
Horário: 12h às 13h30