Teatro Laboratório recebe estreia da peça "Sonhos em Travessia"

29/03/2019 15:00
31/03/2019 19:00

O Teatro Laboratório da ECA recebe nos dias 29, 30 e 31 de março o espetáculo Sonhos em travessia: do fluxo ao abandono, iniciativa que surgiu no início do ano passado, em torno do projeto de conclusão de curso Depoimentos sobre as fronteiras, desenvolvido na ECA por Afonso Alves Costa. As apresentações acontecem às 15h, na sexta-feira, e às 19h, no sábado e domingo.

Depois disso, a peça seguirá para espaços nas regiões central, norte e sul de São Paulo, de forma que, tanto o processo de pesquisa e criação quanto a temporada estarão relacionados com o trajeto da autora de Quarto de Despejo. Nessas ocasiões, serão realizadas ainda mesas de debates sobre a ocupação da cidade e a memória da autora, além de oficinas a partir das vivências do processo de criação.


Criado na ECA, grupo Via Coletiva de Teatro cria peça inspirada na escritora Carolina Maria de Jesus. Imagem: Divulgação (recorte)

Assina o espetáculo o grupo Via Coletiva de Teatro, que revisita a obra da escritora para redescobrir a cidade de São Paulo, que ela narrou e ocupou. Com a peça, o grupo composto por sete atuantes também celebra a vida e a memória de uma das primeiras escritoras negras e da favela a ser publicada e reconhecida por seu trabalho. No ano de 1960, Carolina Maria de Jesus publica seu primeiro livro, Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. Junto a escritora, eles lançam a pergunta: quantas histórias invisíveis cabem em uma metrópole?

Segundo o grupo, "reavivar a memória de Carolina Maria de Jesus e de tantas outras pessoas que recorrem à ocupação como forma de sobrevivência e resposta à segregação social é o que impulsiona a Coletiva neste projeto". Para isso, os artistas foram às regiões da cidade em que a escritora já morou em busca de depoimentos que narrassem as transformações urbanas desenfreadas na capital paulista. Das ruas ao teatro, as performances transformadas em dramaturgia dialogam sobre o limiar entre realidade e ficção no processo histórico de segregação espacial urbano.

Serviço:
Espetáculo Sonhos em Travessia: do fluxo ao abandono

Datas: 29 a 31 de março
Horário: sexta-feira, às 15h, sábado e domingo, às 19h
Local: Sala Miroel Silveira - Teatro Laboratório (Prédio 8)
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo