Global MIL Week 2016 - VII Encontro Brasileiro de Educomunicação

03/11/2016 00:30
05/11/2016 17:30

A UNESCO e a USP realizam,  de 2  a 5 de novembro como parte da comemoração de 50 anos da ECA, no Departamento de Cinema, Radio e Televisão, a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional - Global MIL Week 2016. O encontro da UNESCO discutirá o tema Media and Information Literacy: New Paradigms for Intercultural Dialogue.

Na tarde do dia 3 e nos dias 4 e 5 de novembro, as múltiplas atividades (mesas- redondas, painéis, workshops e assembleias) passam a ocorrer no espaço da Escola de Comunicações e Artes, mais especificamente no prédio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), onde se concentram as atividades internacionais, e no Prédio Central da ECA, com as atividades protagonizadas por especialistas brasileiros e latino-americanos.

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro,  a  Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) promove o VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, com o tema  Mídia e alfabetização midiática: novos paradigmas para o diálogo intercultural.

Os pesquisadores brasileiros do campo da educação midiática apresentarão 36 painéis, reunindo 136 papers.

Ganhará destaque, nessa programação, o Debate Temático no. 01, a ser coordenado e desenvolvido exclusivamente por crianças e jovens, no dia 3 de novembro, das 13h30 às 17h, com exposições e debates das experiências da Rádio Cartola (com crianças da educação infantil), Educom.geraçãocidadã.2016 (projeto interinstitucional, unindo adolescentes de escola pública e de escolar privada), Idade Mídia (programa de formação midiática inserida na grade de programação do ensino médio de uma escola privada), Imprensa Jovem (Projeto do Núcleo de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo), além da Revista Viração e da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (RENAJOC).

De acordo com a diretora da ECA, Margarida Maria krohling Kunsch, a decisão em aceitar o convite da UNESCO no sentido de realizar, no espaço da Escola de Comunicações e Artes, o Global MIL Week, teve a seu favor o fato da Escola estar celebrando, em 2016, seus 50 anos de fundação. A diretora lembra que consta nos registros da Escola que mais de cem dissertações e teses de doutorado sobre a relação Comunicação/Educação foram defendidas em seu programa de Pós-Graduação. Ressalta, ainda, que o tema da educação midiática e informacional faz parte do programa de dois centros de pesquisa nascidos na ECA: o NCE – Núcleo de Comunicação e Educação e a Escola do Futuro, organismos responsáveis pela disseminação de informações sobre o tema em nível nacional e internacional, além de ser o assunto principal dos 23 anos pela revista Comunicação & Educação, do CCA-ECA/USP. A realização do Global MIL Week, recorda Margarida Maria krohling Kunsch, finalmente vem coroar um ano em que a ECA dedicou tempo e espaço ao tema, com um seminário internacional sobre educomuncação como práxis social e o XXXIX Congresso Nacional da INTERCOM, cujo objeto central voltou-se justamente para as mesmas preocupações.
 
 A programação do evento pode ser conferida aqui.

Veja também  programa  internacional do Global Mil Week. 

 

 

Serviço - Global MIL Week 2016 - VII Encontro Brasileiro de Educomunicação

Data: 3, 4 e 5 de novembro
Horário:  conforme programação
Local:  Prédio Central da ECA