SETEMBRO DE 2020

ESTUDANTE DO GRUPO DE PESQUISA JOÃO ANTÔNIO BENZ FAGIM PARTICIPA DE EVENTO DA ONU

Segue relato:

No dia 23 de setembro de 2020, aconteceu de forma remota o SDG Business Forum. A sigla remete a metas de desenvolvimento sustentável (sustainable development goals) e, como o nome indica, o propósito do evento foi discutir as possibilidades de modelos de negócios mais alinhados com as SDGs. Ao longo do fórum, foram apresentadas mesas e depoimentos pré-gravados para debater o assunto.

Organizado pela Câmara Internacional de Comércio em colaboração com UN Global Impact e o Departamento Econômico Social da ONU (DESA), o evento contou com a presença de oradores de diversos países e áreas de atuação-- entre elas: executivos das Nações Unidas, representantes de órgãos governamentais, CEOs da iniciativa privada, líderes de iniciativas do terceiro setor, entre outros. Cada apresentou suas visões sobre o tema.

“Nenhum modelo de negócios pode sobreviver em um mundo morto”, resumiu  o CEO da Bolsa de Valores nigeriana, Oscar N. Onyema durante a mesa para discutir a importância da preocupação climática para o futuro dos negócios. No mesmo debate, Véronica de la Cerda, diretora executiva da TriCiclos, uma empresa chilena  de soluções sustentáveis, argumentou que devemos mudar drasticamente a forma como consumimos e buscar compreender as implicações das nossas cadeias produtivas, especialmente no que diz respeito ao plástico.

A agricultura regenerativa pode ser uma aliada nesse processo. “ A agricultura, feita de forma ecológica, pode repôr o carbono de volta ao solo e restaurar a biodiversidade. Mas para que isso aconteça o governo precisa parar de fomentar o uso de agrotóxicos”, apontou o diretor executivo da Danone, Emmanuel Faber,cuja a empresa afirma ter atingido suas metas de redução de carbono principalmente  graças à adoção de processos agroecológicos.

ESTUDANTE DO GRUPO DE PESQUISA KATHERINE LEAL FALA SOBRE "A MOBILIZAÇÃO SOCIAL ENTRE UMA JUVENTUDE CONECTADA"

Segue relato:

Num contexto de crescente acirramento político, mudanças climáticas e desvalorização da ciência, a crise sanitária atual trazida pela pandemia do COVID-19 pode ter levado muitos a acreditar que a quarentena tenha sido uma forte barreira para as lutas por justiça social, igualdade e sustentabilidade. No entanto, a sociedade, especialmente os jovens, que mantêm-se ativamente conectados às redes, cada vez mais utilizam-se dos meios digitais para levantar debates políticos e sociais e essas novas mídias vêm se mostrando extremamente efetivas na disseminação de movimentos.

A Internet se tornou um dos principais canais de militância da contemporaneidade e esse fato pôde ser mais nitidamente observado com a chegada do novo Coronavírus e a consequente necessidade de isolamento  por parte da população, fazendo das redes digitais a forma mais segura e eficiente de comunicação durante o período.

Não se pode mais desprezar o alcance e o poder de mobilização das novas mídias e da Internet como um todo, tendo em vista, principalmente, os diversos protestos organizados no Brasil e no mundo durante a quarentena que foram quase que inteiramente disseminados via redes, como o movimento #BlackLivesMatter (iniciado nos EUA, tendo como estopim a morte do afro-americano George Floyd por um policial), o qual também inspirou no Brasil a onda de protestos contra a violência policial, o racismo estrutural e a favor dos direitos das vidas pretas, sob o mote de Vidas Negras Importam (uma tradução literal de Black Lives Matter).

O ciberespaço compõe ativamente diversos outros segmentos de espaço de nosso cotidiano e não se pode mais falar sobre a influência do virtual no mundo real, pois o digital é a realidade (e não um simulacro dissociado da vida) e os jovens, grandes adeptos dos meios de comunicação digitais, também participam dos debates acerca dos desafios da sociedade pós-moderna e carregam um imenso potencial de organização de movimentos, disseminação de informações e são fortes representantes da mudança social.

Tendo em vista essas perspectivas, o UN DESA discute, ao longo do artigo From local to global – youth take action, a importância da representatividade jovem nas lutas sociais em um âmbito local e global, destacando as ações realizadas no 2020 International Youth Day, o qual foi celebrado sob o tema “Youth Engagement for Global Action”.

Para isso, o UN DESA produziu um podcast, dividido em três partes, levantando discussões acerca da importância do engajamento dos jovens nas lutas sociais, trazendo pautas como a representação e participação da juventude na esfera política e como suas contribuições podem fazer a diferença na sociedade.

A juventude carrega em si uma enorme capacidade de mobilização e podem ser grandes responsáveis por mudanças efetivas na realidade social e esse engajamento não somente pode ocorrer a partir das redes digitais, como também pode ser infinitamente potencializado por elas, pois abre espaço para diversos ativismos e dá voz às camadas mais subalternas e vulneráveis da sociedade, além do vasto  alcance que possui.

Referências

BLACK LIVES MATTER. A Moment of Silence for George Floyd. 2020. Disponível em: https://blacklivesmatter.com/a-moment-of-silence-for-george-floyd/. Acesso em 9 Set 2020.

UN DESA. From local to global – youth take action. 2020. Voice UN DESA. VOLUME 24, NO.09, SET 2020.

2018

Residindo em Braga com  atividades no Porto, no GAENEE - Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto. (https://sigarra.up.pt/up/pt/ web_base.gera_pagina?p_pagina= gaenee%20-%20inicio

14/12/2016 - Doutorado na Massey University (Auckland).

17/12/2015 - Encerramento 2015

17/12/2015 - Infofrida anuncia parceria

22/03/2013 - Cibernética Pedagógica 2013

19/09/2012 - Prof. Lucilene Cury participará do XVI Congresso e Feira de Educação Saber 2012