Grupos de Pesquisa

Clique aqui para consultar os Grupos de Pesquisa da ECA (em atualizacao)

 

É a denominação atribuída aos grupos de pesquisadores que desenvolvem pesquisas em determinadas áreas de conhecimento. Cada grupo de pesquisa deve ter um coordenador que gerencia suas atividades.

Para certificar um grupo de pesquisa é necessário que o coordenador seja um docente ativo ou colaborador sênior (aposentado) respeitando as normas da Resolução Nº 6073

Para criação de um Grupo, consultar o Guia para Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq 

O grupo certificado que permanecer 12 meses sem sofrer nenhuma atualização terá sua situação alterada automaticamente para ‘NÃO ATUALIZADO’.

Segundo o CNPq, ’GRUPO EXCLUÍDO’ é aquele que foi excluído pelo próprio líder, ou excluído automaticamente pelo sistema por ter permanecido mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização (após 12 meses passa para a situação de “não atualizado”, e depois de mais 12 meses sem atualização é excluído). Um grupo excluído não pode mais ter seus dados editados pelo líder para atualizações, e não fica acessível ao Dirigente para mudança de situação. Assim, se um grupo ainda ativo foi excluído pelo sistema ou pelo próprio líder, o mesmo poderá cadastrá-lo novamente. Para realizar novo cadastro do grupo excluído, o docente deverá acessar o site do DGP/Lattes/CNPq, com seu CPF e senha Lattes, e seguir os mesmos passos para criação no DGP e para aprovação na USP descritos no referido Guia.

 

Normas e links relacionados

Portaria PRP-648, de 22-6-2018 - Criação e atualização de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq)

Ofício Circular 006/2018/PRP

http://lattes.cnpq.br/web/dgp

http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq/