Série Didático-Musical tem segundo título lançado

Foi lançado o livro Percepção musical: leitura cantada à primeira vista, de Maureen Carr e Bruce Benward, com tradução da professora Adriana Lopes Moreira, do Departamento de Música (CMU). Trata-se do segundo exemplar da Série Didático-Musical, que teve como primeiro título o livro Percepção Musical: prática auditiva para músicos, de Bruce Benward e J. Timothy Kolosick.

 A obra é voltada à prática da leitura cantada à primeira vista (solfejo), e constitui um processo de execução pelo canto de estruturas presentes em obras da literatura musical - sobretudo tonal, no entanto partindo de obras compostas desde o século XII e confluindo para o cromatismo e a pós-tonalidade, incluindo passagens do jazz e melodias jamaicanas. Cada capítulo trabalha, de maneira gradativa e variada, materiais rítmicos a uma e duas vozes, com a possibilidade de variações na pulsação; vocalizações cujo material é preparatório às melodias que as sucedem, presentes em obras da literatura musical, com textura entre uma e quatro vozes.
 
A Série Didático-Musical foi idealizada e é dirigida por Adriana Lopes Moreira e Marcos Branda Lacerda, ambos do CMU. Seu intuito é o de contribuir para a construção de uma literatura básica didático-musical em língua portuguesa e se constitui de títulos atuais, voltados para a formação de músicos em nível acadêmico e pré-acadêmico.