Encontro promove discussão sobre tecnologias em comunicações e artes

Entre os dias 4 e 6 de novembro, aconteceu a série I Diálogos ECA-USP, com o tema Tecnologias em Comunicações e Artes. O evento reuniu professores da ECA para uma discussão em torno de temas emergentes e estratégicos que estão relacionados aos campos da Comunicação e das Artes.


Sessão Plenária do I Diálogos ECA

O encontro teve como objetivo promover, a partir da interação, compartilhamento e agregação, certa convergência de pontos e ideias de pesquisadores, artistas e docentes sobre diversos assuntos. Consistindo em discussões informais e interativas que possibilitaram a livre exposição de ideias e propostas, os temas tratados poderão fazer parte do planejamento de ações da Escola. Para isso, ao final do evento foi redigido um documento, com as principais considerações feitas no decorrer do encontro.
De acordo com a professora Elizabeth Saad, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e uma das organizadoras da série, as expectativas do Diálogos foram totalmente atingidas. “Foi um momento muito produtivo de discussões e reflexões sobre o status das tecnologias digitais na ECA e suas aplicações na pesquisa e na docência”, afirma ela.
Para Saad, é praticamente impossível falar em comunicações e artes sem que seja feita uma associação com as tecnologias digitais. No entanto, apesar de ser uma realidade incorporada aos métodos e práticas individuais de professores, faz-se necessária mudança mais abrangente, que atinja grades curriculares. “Ainda estamos em processo de sistematizar e, depois, divulgar projetos pelo Brasil afora. O encontro foi importante exatamente por possibilitar essa organização primeira”.

por Meire Kusumoto e Silvio Nunes Augusto Jr.