Objetivo do Programa, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo tem por objetivo produzir e fomentar a pesquisa na área das Artes Visuais, no intuito de: garantir a necessária interface entre teoria e prática; consolidar a formação de um eixo de criação e reflexão; formar profissionais qualificados para a produção e o ensino.

Área de Concentração 1: Poéticas Visuais

Área de concentração que privilegia as formas de operar, no âmbito do projeto e do processo, da obra de arte. Desenvolve-se em torno de duas linhas de pesquisa, a saber:

• Linha de Pesquisa: Processos de Criação em Artes Visuais

Projeto e execução de trabalhos em artes visuais, com ênfase nas poéticas; desenvolvimento de pesquisas tanto teóricas como experimentais sobre processos artísticos.

• Linha de Pesquisa: Multimeios

Desenvolvimento de trabalhos e pesquisas em arte que relacionam diversos meios por processos de hibridização; projetos e pesquisas que envolvam os meios digitais com as criações em arte.

Em cada uma dessas linhas de pesquisas, os trabalhos são práticos e teóricos e devem abranger os principais aspectos de cada um deles.

Área de Concentração 2: Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte

A área de concentração "Teoria, Ensino e Aprendizagem da arte" desenvolve estudos e projetos de pesquisa em teoria, história, crítica da arte e fundamentos da aprendizagem artística, visando a compreensão do fenômeno artístico nos níveis da produção, percepção e veiculação.

• Linha de Pesquisa: História, Crítica e Teoria da Arte

A Linha de pesquisa em História, Crítica e Teoria da Arte estuda o trabalho de arte, a partir das suas especificidades e em sua relação com o contexto geral de práticas e de idéias em que se constitui. Apóia-se, para tanto, na análise das obras, no estudo das contribuições da crítica e na reflexão em diversas áreas do conhecimento. A linha de pesquisa compreende: investigações históricas, críticas e teóricas sobre arte moderna e contemporânea e o discurso da crítica de arte, do século 18 à atualidade; tendo como objetos privilegiados a produção artística, a crítica de arte e as demais instâncias do sistema de arte local em suas especificidades.

• Linha de Pesquisa: Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte

Essa linha de pesquisa visa ao estudo dos conteúdos, das metodologias e dos princípios filosóficos que fundamentam o ensino das artes nas escolas e órgãos de Ensino Básico e Superior, não apenas no âmbito escolar, mas também nas demais instituições vinculadas às práticas e experiências artísticas, como Museus, Centros Culturais e em outras entidades fomentadoras de práticas experimentais.
Seu principal objetivo é fornecer instrumentos para a reflexão sobre a prática artística, os cânones estéticos e a ação pedagógica dos professores de arte, estimular a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e sobre os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.